A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou mais uma edição da Campanha de Recolhimento de Eletroeletrônicos e Linha Branca. A ação ocorre de 21 de maio a 5 de junho e busca promover o descarte correto de materiais que representam risco ao meio ambiente e à saúde pública.
O recolhimento desses itens é essencial, pois muitos contêm metais pesados altamente tóxicos. Quando descartados de forma inadequada, esses materiais podem contaminar o solo, poluir águas subterrâneas e, se queimados, liberar substâncias nocivas no ar, com potencial para causar doenças graves.
Como participar
A população pode entregar os materiais no período da campanha, nos seguintes horários:
- Segunda a sexta-feira: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 18h
- Sábados: das 7h30 às 12h
As entregas devem ser feitas no Pavilhão de Resíduos, localizado na Rua Carlos Demoliner, 540, esquina com a continuação da Rua Espírito Santo, ao lado da Escola do Senai, no Bairro Linho.
O que pode ser descartado
Eletroeletrônicos: alto-falantes, aparelhos de som e telefônicos, ar-condicionado, aspiradores de pó, nobreaks, notebooks, celulares, caixas de som, calculadoras, carcaças de ferro ou plástico, carregadores, centrais telefônicas, CDs, DVDs, coletores de dados, controles remotos, copiadoras, drives de CD/DVD/disquete, DVD players, estabilizadores, estufas elétricas, fios e cabos, fitas VHS, fitas cassete, fones de ouvido, fontes de alimentação, impressoras, microprocessadores, modens, monitores, pequenos eletrodomésticos, placas eletrônicas, projetores multimídia, receptores de TV, ventiladores, videocassetes.
Linha branca: geladeiras, freezers, máquinas de lavar louça, máquinas de lavar e secar roupas, centrífugas, fogões a gás, fornos elétricos.
A campanha é uma oportunidade importante para a população contribuir com a preservação ambiental e o destino adequado desses resíduos.