21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Geral

Situação atual das águas da região será conhecido nesta quinta-feira

teste
Rio Inhandava também conhecido por Forquilha.JPG
Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação - assessoria de imprensa

A reunião pública convocada para esta quinta-feira, dia 6, em Erechim, pelo Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Apauê-Inhandava pretende apresentar a sociedade os resultados do Plano da Bacia que está em elaboração e que engloba todos os rios que deságuam no rio Uruguai, existentes entre São José dos Ausentes e Itatiba do Sul.

O plano de bacia é um conjunto de ações e medidas que devem ser tomadas pelo Poder Público (governo do Estado e municípios), pela iniciativa privada e pela sociedade em geral, para preservar a qualidade e a quantidade da água dos nossos rios, de forma a garantir o uso atual e futuro da água, sem prejudicar o meio ambiente. Estas ações envolvem, entre outros, o controle da poluição, através do tratamento dos esgotos das cidades e do tratamento dos efluentes das indústrias; a recuperação e a preservação das matas existentes ao longo dos rios e nas áreas muito inclinadas; a utilização de técnicas de cultivo do solo que evitem a erosão e a contaminação por defensivos químicos e adubos; a coleta e a disposição adequada do lixo e, também, ações para conscientizar a todos os moradores da bacia sobre a importância da preservação da água, que é um recurso natural fundamental para a vida e para a economia.

O presidente do Comitê Apuaê-Inhandava, Vanderlei Decian, ressalta que o plano da bacia deve expressar o que a comunidade deseja para o futuro das águas. “ A partir da apresentação do diagnóstico da bacia, a comunidade irá escolher o que ela deseja fazer com água dos nossos rios daqui para frente: se quer para beber, tomar banho, agricultura, pesca, indústria, turismo, geração de energia, e outras atividades”, explica o presidente do Comitê.

O processo de escolha dos usos da água será feito em reuniões no final de outubro e começo de novembro nas cidades de Vacaria, São José dos Ausentes, Barracão, Sananduva, Getúlio Vargas e Erechim.

A reunião pública será amanhã (6), para conhecer a situação atual das águas dos rios da região, começa as 9h30 no auditório do prédio 8 da URI Erechim, qualquer pessoa ou representante de entidade pode participar.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;