21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Geral

Sol e frio marcam o fim de semana em Erechim

Depois de uma sexta-feira marcada por instabilidade e alerta para temporais em várias regiões do Rio Grande do Sul, a previsão para Erechim indica tempo firme e temperaturas baixas no fim de semana do Dia das Mães

teste
Interior de Marcelino Ramos.jpeg
Por Gabriela de Freitas
Foto Gabriela de Freitas

Segundo o Climatempo, na capital da amizade, o sábado (10) será de céu limpo durante todo o dia, sem previsão de chuva. A temperatura deve variar entre 12°C pela manhã e 21°C à tarde. No domingo (11), o tempo continua firme, com nevoeiro ao amanhecer e temperaturas mais baixas: mínima de 8°C e máxima de 19°C. A noite será de céu claro, favorecendo as atividades ao ar livre e encontros familiares.

Na segunda-feira (12), o cenário não muda: tempo aberto e ensolarado, com temperaturas entre 10°C e 20°C, sem formação de nuvens no céu.

Frente fria se afasta e ar polar avança

A mudança no tempo acontece após a passagem de uma frente fria que, conforme explicou o meteorologista Piter Scheuer, provocou queda brusca na pressão atmosférica, formando nuvens carregadas entre o Paraguai, Argentina e o sul do Brasil. Essa instabilidade trouxe chuvas fortes, raios, granizo e ventos intensos, principalmente na metade norte do RS, com rajadas de até 70 km/h.

Com o deslocamento dessa frente fria em direção ao Paraná e ao Sudeste do Brasil, as nuvens de tempestade se afastam do Rio Grande do Sul, abrindo espaço para o avanço de um ar mais seco e frio, de origem polar.

Tempo severo e explicação sobre supercélulas

Scheuer também explicou que as condições atmosféricas registradas na sexta-feira foram típicas de tempo severo, com potencial para fenômenos mais extremos, como tornados e microexplosões. “É raro, mas não impossível. Com calor, umidade e ventos em níveis mais altos da atmosfera, o ambiente fica propício para a formação de tempestades muito organizadas, chamadas de supercélulas”, detalha.

As supercélulas são os sistemas de tempestade mais perigosos e podem ser detectadas por radares meteorológicos especializados, que analisam a rotação interna das nuvens e os ventos divergentes. Apesar do risco pontual, Piter ressalta que esses fenômenos costumam ser isolados e que o tempo volta a ficar estável já neste sábado.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;