A mudança de hábito da população já é perceptível. Nos primeiros quatro meses de 2025, mais de 85% dos processos foram abertos por meio digital.
O Portal da Transparência é uma ferramenta essencial da Prefeitura de Erechim, fortalecendo e promovendo uma gestão eficiente e ética. Por meio dele, os cidadãos podem acessar informações detalhadas sobre receitas, despesas, licitações, contratos e a execução de políticas públicas, possibilitando o acompanhamento em tempo real da aplicação dos recursos municipais.
Alinhado a esse objetivo, o Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização avaliou, na reunião semanal desta quinta-feira (8), as informações disponibilizadas no portal. A coordenadora de Compras e Licitações, Roberta Bonatti, e o coordenador de Finanças, Edson Kammler, também participaram, apresentando os desafios para o avanço da Transformação Digital em seus departamentos.
Segundo o coordenador do comitê e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, a análise dos avanços e a troca de experiências entre os servidores são fundamentais para o processo de Transformação Digital. “Como esse é um objetivo que envolve todo o governo, precisamos estar sempre avaliando e apresentando, também na individualidade de cada setor, os desafios para evoluirmos e facilitarmos a vida do contribuinte — tudo isso sem descuidar da proteção de dados e da transparência”, destacou.
De janeiro a abril de 2025, foram abertos 12.071 processos, sendo 10.364 realizados de forma digital — o que representa mais de 85%. Já os atendimentos presenciais, com processos físicos, somaram 1.707 (cerca de 15%). Esses números revelam uma mudança significativa no comportamento da população e na forma como a Prefeitura de Erechim tem oferecido seus serviços: a cada 10 processos abertos, 8 são feitos digitalmente e apenas 2 de forma presencial.
Para encaminhar uma solicitação junto à Prefeitura de Erechim — como pedidos de serviço, abertura e consulta de processos, consulta de guias de pagamento, ou contato com a Ouvidoria e o Procon — basta acessar a seção Serviços Online no site oficial ou baixar o aplicativo SysCidadão.
A Transformação Digital é um esforço conjunto da Prefeitura de Erechim, envolvendo todas as secretarias municipais e a Câmara de Vereadores, sob coordenação da Secretaria Municipal de Gestão e Governança, por meio do Gabinete de Transformação Digital e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), vinculada à Secretaria Municipal de Administração.