O mês de abril ganha uma cor especial na luta pelos direitos dos animais. Conhecido como Abril Laranja, esse período é dedicado à conscientização e à prevenção da crueldade contra os animais, chamando atenção da sociedade para uma realidade muitas vezes invisibilizada: o sofrimento de milhares de seres vivos vítimas de abusos e negligência, afinal, toda vida merece respeito e carinho.
A Diretoria de Bem-Estar Animal de Erechim (DBEA) reforça o compromisso com o cuidado responsável, promovendo ações educativas e incentivando a população a denunciar maus-tratos de forma correta e responsável.
Como identificar maus-tratos
A crueldade contra animais pode se manifestar de diversas formas. Entre os principais indícios de maus-tratos estão:
- Abandono;
- Agressões físicas;
- Falta de higiene;
- Negligência nas necessidades básicas, como ausência de comida, água ou abrigo adequado.
Essas ações resultam em danos físicos e emocionais graves, incluindo doenças, traumas psicológicos e comportamentos agressivos.
Denunciar é um ato de amor e justiça
A denúncia correta é uma das principais ferramentas para combater os maus-tratos. Para isso, é essencial que o cidadão reúna provas, como fotos e vídeos e entre em contato com as autoridades competentes, através do telefone: (54) 3520-8828 e do WhatsApp: (54) 99260-4910.
Entretanto, é fundamental lembrar que denúncias falsas podem prejudicar o trabalho das autoridades e atrasar o socorro aos animais em risco. A legislação brasileira é clara: de acordo com a Lei nº 9.605/98, a prática de maus-tratos é crime, com punições que incluem multa e até detenção. Além disso, acusações infundadas podem gerar processos por calúnia, difamação e denunciação caluniosa.
Adotar, proteger e respeitar
A DBEA, em parceria com o CAPPET, também incentiva a adoção consciente e a guarda responsável como formas eficazes de garantir um futuro melhor para os animais. A proposta é clara: unir empatia e ação para construir uma sociedade mais justa e solidária com todos os seres vivos.