A Catedral Diocesana São José, em Erechim, celebrou no dia 19 a festa do padroeiro do município, São José, também patrono da Igreja, protetor das famílias e dos trabalhadores. A programação religiosa foi precedida por uma novena entre os dias 10 e 18 de março, refletindo o tema "Viver a esperança a exemplo de São José", no contexto do ano jubilar.
Carreata e Missa Solene
No dia da festa, as celebrações começaram logo pela manhã, às 9h15, com uma carreata conduzindo a imagem do santo. O cortejo partiu do estádio do Ypiranga, seguindo pela Avenida Sete de Setembro e Maurício Cardoso até o viaduto, retornando à Catedral. A imagem foi transportada por uma viatura da Força Voluntária do Alto Uruguai e recebeu uma calorosa acolhida na chegada, com fiéis portando balões e ao som dos sinos da igreja.
A missa solene foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Adimir Antonio Mazali, e concelebrada por 11 padres, contando ainda com a participação de diáconos, ministros, coroinhas, seminaristas e religiosos. O coral Nossa Senhora de Fátima foi responsável pela animação litúrgica. O recinto ficou lotado, reunindo membros das comunidades paroquiais e visitantes de outras regiões.
Reflexão e Esperança
Durante a homilia, Dom Adimir mencionou o Papa Francisco, que se encontrava hospitalizado na Policlínica Gemelli, em Roma, e destacou o significado do ano jubilar "Peregrinos de Esperança". Ele também ressaltou a importância da esperança diante dos desafios enfrentados, especialmente no Rio Grande do Sul, afetado por uma severa estiagem e recentes tragédias climáticas.
O bispo enfatizou a alegria da celebração de São José, ressaltando-o como um modelo de vida, oração e fidelidade, especialmente no período quaresmal de preparação para a Páscoa. Inspirado nas leituras do dia, destacou a participação de São José e Maria no plano de salvação de Deus e exortou os fiéis a viverem a fidelidade a Deus e o compromisso com a transformação do mundo.
Confraternização
Após a celebração, foi realizada a bênção com o Santíssimo Sacramento e uma homenagem aos padroeiros das comunidades paroquiais, representados em banners posicionados junto aos quadros da Via-Sacra.
Encerrando a programação, um almoço festivo reuniu cerca de 370 pessoas no subsolo da Catedral, proporcionando um momento de confraternização entre os fiéis.