21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Rural

Treze agroindústrias do Alto Uruguai Gaúcho estão presentes na Expodireto Cotrijal

Em entrevista ao Grupo Bom Dia, produtores da região compartilham a experiência na feira

teste
Produtos da Vinícola Zanivan, de Floriano Peixoto
A queijaria do Sítio Esperança Produtos Autorais, de Barão de Cotegipe, também marcou presença
Pavilhão da Agricultura Familiar é atração para os visitantes
Produtos da Agroindústria Teixeira Viana de Sertão
Por Vivian Mattos
Foto Arquivo pessoal e Divulgação Expodireto Cotrijal.

Do sabor tradicional aos produtos mais inovadores, o Pavilhão da Agricultura Familiar é atração para visitantes na Expodireto Cotrijal. A feira realizada em Não-Me-Toque, finaliza amanhã (14) e trouxe uma variedade de produtos artesanais e típicos de diversas regiões do Rio Grande do Sul, incluindo 12 agroindústrias do Alto Uruguai Gaúcho.


O pavilhão é um espaço que conquista visitantes que buscam vivenciar sabores autênticos, e as agroindústrias da região apresentaram uma vasta gama de produtos, como embutidos de suínos, frutas cristalizadas, mel, derivados da cana, vinhos, sucos, erva-mate artesanal e laticínios.

 

Grande vitrine para os produtos

Para a produtora rural da Vinícola Zanivan de Floriano Peixoto, Fernanda Pauletti Zanivan Hirano, a feira é uma oportunidade de chamar a atenção dos consumidores para os produtos, tanto pela grandiosidade como pela proximidade com a região do Alto Uruguai. “Este é o segundo ano em que participamos da feira, e, mais uma vez, está sendo uma experiência excelente. O público tem aumentado significativamente a cada dia, o que tem proporcionado ótimos retornos tanto em vendas quanto na divulgação da nossa marca”, destaca Fernanda. 

 

Produtos que surpreendam o público
Já os queijeiros do Sítio Esperança Produtos Autorais de Barão de Cotegipe, Sandra Piovesan e Laércio Leri, compartilham que chegar em uma feira do porte da Expodireto Cotrijal é um desafio. Devido ao seu porte, os pequenos produtores não tinham um volume expressivo de produtos, e a mão de obra na agricultura familiar tem se tornado cada vez mais escassa. Por isso, a participação é um sinal de superação, evolução e organização interna da queijaria. 
“Este é o nosso primeiro ano na Expodireto. Para que isso fosse possível, houve muita organização, já que somos apenas eu, meu esposo Laércio e nossa filha de 8 anos na propriedade. A expectativa de comercialização é positiva, e nos empenhamos bastante para apresentar nossos produtos de forma que surpreendam o público”, relata o casal.

 

Confira a listagem das agroindústrias no Pavilhão da Agricultura Familiar
Aratiba – Agroindústria Dalla Vecchia
Barão de Cotegipe – Agroindústria Negrello
Barão de Cotegipe – Sítio Esperança Produtos Autorais
Campinas do Sul – Apicultura Rempel 
Campinas do Sul – Ki Cana
Erechim - Cooperfamilia
Floriano Peixoto – Vinícola Zanivan
Machadinho – Barbaquá Machadinho
São João da Urtiga – Agroindústrias de Mel Viva Flor
Sertão – Agroindústria LS
Sertão – Agroindústria Teixeira Viana
Viadutos – Agroindústria Reginato
Viadutos – Mel Machado 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas