O aprendizado prático - colocando a mão na massa - é o foco do Curso de Processamento Artesanal de Massas Frescas e Molhos, realizado no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). O evento, que marca o início do calendário de cursos de 2025, reúne um grupo de produtoras e um produtor do município de Canela. As atividades começaram na terça-feira (11) e seguem até quinta-feira (13), com a produção de cerca de 30 receitas, incluindo diferentes tipos de massas e molhos.
Entre as preparações, destacam-se variedades de lasanha - como bolonhesa, quatro queijos, Califórnia e ricota com nozes -, além de massa extrusada, tortéis, pierogi e molhos utilizados nos recheios.
Alexandro Schillreff, de 26 anos, veio de Canela para participar do curso pela primeira vez. Ele já trabalha com a produção de massas, pães e cucas na Formas de Canela e revela seus planos para o futuro. "Nossa família está se preparando para abrir uma agroindústria, onde vamos produzir massas e panificados para fornecimento à merenda escolar, mercados e restaurantes. Tudo no forno a lenha", explica.
Além dele, participam do curso produtoras de diferentes municípios. De Quinze de Novembro, estão presentes Marlene Meinen, Claudia Rannov e Sandra Horst. Esta última que também pretende estruturar uma agroindústria especializada em massas e molhos. Da região do Alto Uruguai, participam as agricultoras Ines Martin e Adriane Cerio, de Barão de Cotegipe, e as irmãs Franciele Moro e Cleci Ana Moro, de Campinas do Sul. "Nosso objetivo é investir futuramente em uma agroindústria", comenta Adriane.
O curso está sendo ministrado pelas extensionistas da Emater/RS-Ascar Laura Mocfa Glaner, Leia Hausen, Marli Bernardi e Sandra Palavicini. Além disso, a semana marca a chegada da nova coordenadora do Cetre, Rosangela Montepó.

Previsão completa