21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Obituário

Morre aos 82 anos, Gildinho, líder do grupo “Os Monarcas”

teste
Gildinho lutava contra um câncer há 20 anos
Por Redação
Foto Divulgação

Neste sábado, 11, no final da tarde, faleceu Nésio Alves Corrêa (Gildinho), aos 82 anos. O artista lutava contra o câncer há 20 anos e deixou um legado imensurável para a música tradicionalista gaúcha.  

Estava internado em Porto Alegre no Hospital Mãe de Deus. O corpo será transladado para Erechim, e o velório acontece neste domingo, 12, no CTG Sentinela da Querência.

Gildinho é natural de Soledade, e completaria 83 anos no próximo dia 18 de janeiro. De uma família humilde e numerosa, foi criado em meio às lides campeiras. Muito cedo ficou órfão de pai e talvez tenha herdado dele, que era acordeonista, um irresistível amor à música gaúcha.

Veio para Erechim em 1961, em busca de se tornar músico profissional. Iniciou a carreira tocando nos programas de auditório em rádios de Erechim, como o Amanhecer no Rio Grande, pela Rádio Difusão e, mais tarde, o Assim Canta o Rio Grande, pela Rádio Erechim. Foi no rádio, devido ao seu favoritismo pelas músicas de Gildo de Freitas, que recebeu o nome artístico de Gildinho. Com a audiência dos programas, começou a animar pequenos bailes na região.

Em 1967 formou com o irmão caçula a dupla Gildinho e Chiquito e, em 1972, os dois fundaram o grupo Os Monarcas 

Em agosto de 2016 passa a integrar a Academia Erechinense de Letras.

 

 

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas