Erechim perdeu nessa tarde (22), João Picolli, presidente do Sindicato Rural de Erechim. Ele lutava contra um câncer de intestino, e não suportou a cirurgia e veio falecer aos 80 anos.
Picolli foi um líder importante do agronegócio regional e gaúcho e ingressou no Sindicato em 1974, quando assumiu a presidência pela primeira vez, ficando no cargo até 1978. Depois, Picolli ainda foi presidente entre 1986 e 1992, e agora novamente nos últimos 11 anos.
Em entrevista que ele concedeu ao Jornal Bom Dia, nos 100 anos de Erechim, em 2018, mostrou sua devoção ao sindicato: “É uma história que se confunde com a de Erechim, praticamente a mesma idade. A entidade surgiu da necessidade à época, de uma defesa maior dos interesses dos produtores, algo que se mantém até os dias atuais”, disse na época.
Segundo ele, o Sindicato Rural foi bastante atuando em lutas como da previdência rural, entre muitas outras. “ A agricultura é a base da economia, não só na nossa região, mas em nível nacional. O que acredito que tem de haver ainda, é um maior reconhecimento ao produtor, pelo que ele faz, pela importância do que é feito e pela importância que tem para manter a economia sólida”.
Se dedicou nos últimos ao programa Alfa, em parceria com o Senar, para alfabetizar os produtores adultos para ampliar a qualidade de vida no campo.
Seu espírito de liderança, frente ao sindicato, pode ser resumido numa frase dita por ele mesmo em várias oportunidades: “ “Há toda uma diretoria atuante que buscam sempre melhorar e atender as demandas dos nossos produtores”