Com a chegada do verão, no sábado, 21 de dezembro, a região do Alto Uruguai, viverá dias típicos da estação mais quente do ano, com variações de temperatura, sol e chuvas passageiras. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer e as informações do Climatempo, o clima será marcado por períodos de sol, aumento da nebulosidade e chuvas rápidas, características comuns dessa época do ano.
Fim de semana
O sábado (21) começa com nevoeiro ao amanhecer, mas o sol predominará ao longo do dia, com algumas nuvens à tarde. À noite, o céu estará limpo, caracterizando um clima agradável. As temperaturas variam entre 17°C e 28°C, com o tempo quente, mas com uma umidade mais alta pela manhã, típica dessa da transição para a nova estação.
Em Erechim, o domingo (22) será de sol com algumas nuvens, com chuvas passageiras durante o dia. À noite, tempo firme, sem previsão de chuvas. As temperaturas vão variar entre 17°C e 25°C, com algumas áreas podendo registrar chuvas rápidas à tarde, típicas do verão.
Início da semana e feriado
Na segunda-feira (23), o dia será de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer, principalmente nas primeiras horas. A noite trará um clima mais ameno, com poucas nuvens. As temperaturas ficam entre 15°C e 27°C, com destaque para um dia seco e agradável.
Na véspera de Natal, o sol com algumas nuvens continuará predominando. Espera-se chuvas passageiras ao longo do dia, com o tempo firmando à noite. As temperaturas deverão variar de 17°C a 27°C, sendo um dia típico de verão, com rápidas pancadas de chuva principalmente durante a tarde.
O dia de Natal trará temperaturas amenas, entre 18°C e 24°C. O dia será de sol com algumas nuvens, com chuvas rápidas previstas durante o dia, acumulando cerca de 4 mm de precipitação, em Erechim. À noite, o tempo deve permanecer firme, permitindo que as festividades aconteçam sem maiores complicações climáticas.
O que esperar? O meteorologista Piter Scheuer informa que, apesar das chuvas esparsas, a maior parte dos dias será de clima quente, com temperaturas variando de 25°C a 28°C. As chuvas rápidas, que podem ocorrer à tarde ou à noite, são características do verão e não devem prejudicar as festividades de fim de ano.
Em resumo, Erechim e região devem se preparar para dias quentes, com bastante sol e aumento da nebulosidade, mas também com probabilidade de chuvas rápidas, que podem ocorrer de forma isolada. “Quem planeja aproveitar o final de semana e as festividades de fim de ano pode esperar um clima agradável, mas com a possibilidade de chuvas passageiras que são comuns nesta época do ano”, afirma Scheuer.