21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Geral

Prefeitura de Erechim solicita apoio da população para preservar o chafariz da Praça da Bandeira

Um dos principais símbolos culturais e arquitetônicos da cidade, construído em 1953, exige atenção especial para manter seu funcionamento adequado

teste
Chafariz na Praça da Bandeira.jpg
Por Assessoria
Foto Divulgação

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, faz um apelo à população para cuidar do chafariz localizado na Praça da Bandeira, um dos principais símbolos culturais e arquitetônicos da cidade, construído em 1953. Este importante patrimônio exige atenção especial para manter seu funcionamento adequado e garantir sua preservação.

O chafariz, que embeleza a cidade e atrai turistas, depende do bom funcionamento de suas 10 bombas de alta potência para operar corretamente. No entanto, a presença de materiais como plásticos, pedras, garrafas e vidros na água prejudica diretamente as máquinas, que podem sofrer danos graves. Segundo o secretário Mario Rossi, durante a manutenção de rotina, foram encontrados muitos desses objetos dentro do chafariz, dificultando o fluxo da água e colocando em risco o funcionamento das bombas.

"Esses resíduos, como plásticos e pedras, obstruem a passagem da água, o que sobrecarrega as bombas e pode, com o tempo, causar o desgaste e até a queima dos equipamentos. A manutenção dessas bombas é difícil e de alto custo", explica o secretário.

Por isso, a Prefeitura solicita que a população colabore, evitando o descarte de lixo e outros materiais dentro do chafariz. O cuidado com esse patrimônio público é fundamental para que o chafariz continue a ser um ponto de lazer, beleza e turismo, especialmente durante a programação de Natal, que atrai muitas famílias e visitantes.

“Pedimos à comunidade que ajude a manter o chafariz em boas condições, para que ele continue a alegrar as crianças e embelezar a cidade, sendo um dos cartões-postais de Erechim”, reforça Mario Rossi.

A preservação do patrimônio público é responsabilidade de todos, e juntos podemos garantir que nossos símbolos culturais sigam fazendo parte da história e da identidade da cidade.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;