A celebração de Ação de Graças, “Thanksgiving Celebration”, realizada na noite de quinta-feira (28), no Ginásio do Colégio Franciscano, já consolidada como tradição, promoveu um momento de integração entre estudantes, famílias e a comunidade escolar. O evento envolveu todos os alunos do curso de inglês (PES), desde o nível inicial até o mais avançado, reforçando o espírito de colaboração e o aprendizado ao longo do ano.
O programa PES – English Solution Programs – é voltado para o aprendizado da língua inglesa e foca nas quatro habilidades essenciais para aprender um novo idioma: fala, compreensão auditiva, leitura e escrita. Oferece material didático, suporte especializado e exames internacionais de proficiência da Cambridge Assessment English, todas essas possibilidades ofertadas pela instituição franciscana aos seus estudantes.
O diretor, Leocir Oldra, deu as boas-vindas a todos os presentes e enfatizou a importância do dia de ação de graças: “Hoje é um dia especial para refletirmos sobre a gratidão. Em nossas vidas, muitas vezes nos esquecemos de valorizar pequenas coisas que possuem um significado tão importante. No Colégio Francisco de São José, celebramos hoje não apenas um evento, mas uma relação de parceria entre pais, filhos, professores e comunidade”. Ele também elogiou o trabalho realizado pela equipe docente e coordenação, pela organização do “Thanksgiving Celebration”.
Tema e apresentação
O tema deste ano foi “A Criação do Mundo”, inspirado nos sete dias da criação. A escolha buscou não apenas celebrar a cultura inglesa, mas também promover a reflexão e o agradecimento. A apresentação foi composta por uma peça teatral que retratou todo o processo da criação, conectando a fé e a arte.
No final, os alunos dos níveis iniciais realizaram uma apresentação em coral da música “What a wonderful world”, de Louis Armstrong.
Participação e organização
Segundo a professora do PES, Fabiane Jevinski, uma das responsáveis pela organização, a atividade contou com a participação de todos os estudantes do curso bilíngue. Eles assumiram diferentes funções, seja nas apresentações, na montagem do cenário ou em outros aspectos da produção.
“Todos têm um papel e uma responsabilidade. Alguns apresentam, outros ajudam na organização. É uma forma de culminar o aprendizado do ano com uma celebração da cultura inglesa”, salienta a professora, “Estudantes dos níveis mais avançados de inglês assumiram um protagonismo maior nas apresentações, o que proporcionou uma experiência significativa tanto para eles quanto para o público”.
Outro momento marcante foi a distribuição do Pãozinho Bento, abençoado pela Irmã Cristiane Bisolo, simbolizando as conquistas e desafios superados ao longo do ano. Nesse instante, o público se reuniu para fazer a oração de agradecimento.
Dimensão familiar e social
Volnei destacou a importância dessa parceria entre escola e família. “Quanto mais a família estiver presente, mais o ensino e a aprendizagem acontecem de forma natural e qualificada.”
Além disso, os participantes trouxeram pratos para partilhar ao final das apresentações, reforçando o espírito de convivência e solidariedade.
“O prato compartilhado simboliza cuidado com o outro e o cultivo da vida. Foi um momento de troca, diálogo e celebração”, acrescenta o coordenador.
Formação Integral e Certificação
O evento também reforçou o compromisso do colégio com uma formação integral, alinhando o ensino do inglês com valores franciscanos.
“O inglês aqui tem um viés social, sempre associado à formação humana. Já tivemos oito alunos certificados nos últimos anos, e outros cinco fizeram a prova este ano. O cuidado com a formação bilíngue é pautado não apenas na técnica, mas também na evangelização e no desenvolvimento humano”, finaliza Volnei Fortuna.