A EcoSul Embalagens Plásticas, localizada em Paulo Bento, ao norte do Estado, é uma indústria familiar especializada na fabricação de sacos para lixo e embalagens plásticas. A empresa se destaca há 10 anos no mercado, pelo uso de material 100% reciclável.
Desde sua fundação em 1 de novembro de 2014, a empresa se preocupa em realizar um trabalho que além da produção possui o foco na sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. “Entendemos ser extremamente importante esse processo, pois fazemos parte de uma grande cadeia de sustentabilidade e estamos no término da etapa, onde transformamos o material reciclado em produtos que serão utilizados em diferentes segmentos do mercado”, afirma o diretor administrativo e financeiro, Olivar Mingori.
Áreas de atuação
Atualmente, a fábrica atua em três segmentos: atacadista, industrial e no varejo em geral. No setor atacadista são produzidos sacos para lixo institucionais, embalados nos tamanhos de 50 a 100 litros no formato de pacote ou rolo com uma variedade de cores e formatos. No segmento industrial dispõem da capa fardo - utilizada na reembalagem de produtos e bobinas; e no varejo são produzidos sacos para lixo em rolo nas cores azul, preto e branco de 15, 30, 50 e 100 litros. Nesta modalidade, a empresa conta com as marcas EcoSul e DoSul.
Abrangência
De acordo com o gerente comercial, André Mingori, a EcoSul possui sua área de abrangência em todo o Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. “Hoje contamos com cinco representantes comerciais e trabalhamos principalmente no desenvolvimento de produtos personalizados, incluindo logo e especificações, conforme a demanda e preferências do nosso cliente”, destaca.
Ele ressalta, que 90% dos produtos da empresa são customizados levando em consideração as necessidades do cliente. Para um bom desenvolvimento, a fábrica trabalha com receitas próprias, assim é possível obter um produto de qualidade.
Valorização das pessoas
Em uma década de atuação, a indústria possui uma trajetória baseada no respeito com seus clientes e colaboradores, qualidade de seus produtos e principalmente na valorização das pessoas que fazem parte da EcoSul. “Tratamos os funcionários com muito respeito, ética e com a consideração que eles merecem. Neste trabalho que envolve reciclagem e sustentabilidade, diferentes profissões se desenvolveram em nossa empresa, principalmente em Paulo Bento onde estamos localizados. Portanto, acreditamos que este tem sido um dos diferenciais do nosso negócio, a valorização dos profissionais”, pontua Olivar.
Por mês são mais de 90 toneladas de lixo, retirados do meio ambiente e transformados em matéria prima. Em 10 anos de trajetória, esse número alcança a marca de 7,8 mil toneladas. “A partir disso podemos fazer uma reflexão sobre a importância da EcoSul na transformação do lixo em um material que será reaproveitado e utilizado na sociedade”, frisa Olivar.
Geração de emprego e renda
André salienta, que a reutilização desse material é essencial não só pela questão ambiental mas pelo impacto que traz na comunidade. “Hoje a empresa é responsável pela geração de 25 empregos diretos e são mais de 200 pessoas envolvidas em todo o processo de fabricação, o que também gera trabalho e renda”, destaca.
Processo informatizado
A EcoSul conta com máquinas que permitem produzir sacos para lixo em diferentes espessuras e tamanhos que podem variar de 10 a 300 litros, além da fabricação de sacos transparentes e sacolas. A fábrica possui um sistema de trabalho informatizado o que possibilita melhor organização dos processos com uso de tecnologia e logística avançada.
Expectativa
Na produção, a expectativa para os próximos anos é fechar 2024 com um crescimento de 9% em relação ao ano passado e aumentar a capacidade de produção com novos investimentos e equipamentos.
EcoSul 10 anos
Celebrando seus 10 anos de história, a trajetória da EcoSul é marcada por um trabalho envolvendo muita dedicação, foco na sustentabilidade, geração de empregos, produção de qualidade e o cuidado com o ser humano. “Nosso sentimento é de gratidão por todo o trabalho desenvolvido até aqui e pelas pessoas que ajudaram a construir esse legado que temos muito orgulho em lembrar”, declara André.
“A EcoSul foi construída com muita dedicação, e atribuímos o sucesso da empresa a todas as pessoas que estão diretamente relacionadas conosco, sejam clientes, colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços. Essa relação positiva que possuímos desde o início é o que nos fez chegar a uma década de história”, conclui Olivar.