Os candidatos que participam da seleção para diretores e vice-diretores da Rede Estadual realizam a prova de conhecimento específico. A avaliação acontece na tarde desta sexta-feira, 1º de novembro, das 14h às 18h, em todos os municípios que sediam as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). As provas da 15ª CRE Erechim estão sendo realizadas no Colégio Estadual Prof. Mantovani.
É uma etapa obrigatória para os interessados em seguir no processo seletivo e exige que os participantes alcancem uma nota mínima de 60%, sem zerar a parte discursiva. A avaliação será realizada presencialmente, em formato digital, com o uso de chromebooks disponibilizados pela Secretaria da Educação (Seduc).
A prova é composta por uma parte objetiva com 60 questões, que abordam conteúdos de interpretação de texto e língua portuguesa, além de conhecimentos específicos sobre gestão escolar, conforme a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar. Também inclui uma parte discursiva, que apresenta três estudos de caso.
Um total de 9.073 candidatos estão inscritos para a avaliação. As mudanças no processo seletivo, que incluem cinco etapas (curso de 60 horas com certificação, prova de conhecimentos, formalização da candidatura, pleito e homologação), foram aprovadas pela Assembleia Legislativa em 2023. Essas alterações visam atualizar a legislação de 1995 para atender às exigências do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Para garantir o acesso aos recursos de complementação do governo federal, estados e municípios devem estabelecer critérios de avaliação que considerem o mérito e o desempenho dos gestores escolares nas instituições públicas de ensino.
Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no portal da Fundação Getúlio Vargas, responsável pela elaboração das provas.