21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Segurança

Operação apreende pistolas, carabina, fuzil e munições em Severiano de Almeida

teste
Armamento apreendido nesta quarta-feira
Por Ascom/PC
Foto Polícia Civil

Foi desencadeada na manhã desta quarta-feira (30), a segunda fase da Operação Palometa, coordenada pela delegada Vívian Calmeiéri do Nascimento, da 13ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, e realizada na capital, Erechim, Severiano de Almeida e nos municípios catarinenses de Florianópolis e Chapecó.

Na região, a ação conjunta empregou um efetivo de 30 policiais civis e 20 policiais militares para cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em Erechim e um em Severiano de Almeida.

A operação iniciou no último dia 28 de agosto, quando agentes da 13ª DP cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços dos alvos em Porto Alegre. Na ocasião foram apreendidas 12 armas de fogo, entre elas fuzis, farta munição e acessórios como miras a laser e lunetas.

 

Casal monitorado

Em Erechim, o casal que foi preso nesta quarta-feira passou a ser monitorado desde o início de setembro, quando informação recebida pelo serviço de inteligência da Brigada Militar apontou que um indivíduo de alta periculosidade social, e que seria membro de uma organização criminosa, teria chegado ao Alto Uruguai, vindo da região metropolitana do Estado.

 

Série de ações

A polícia então passou a desenvolver uma série de ações buscando identificar todos os membros do núcleo criminoso que teria se instalado na região e recentemente, com o avanço das investigações, e diante de novos fatos envolvendo o casal investigado, duas ações distintas deflagradas pela Brigada Militar, nos dias 19 e 23 deste mês, culminaram com a apreensão de um fuzil calibre 30-06 e duas espingardas calibre 12, em uma propriedade rural no município de Severiano de Almeida.

 

Trabalho conjunto

Os dados foram compartilhados com a equipe de investigação da 13ª DP de Porto Alegre, e a partir disso, um intenso trabalho conjunto de inteligência, entre as agências locais da Brigada Militar e da Polícia Civil, subsidiou a deflagração da segunda fase da Operação Palometa e que resultou na prisão preventiva do casal, que foi na cidade de Florianópolis.

 

Investigados

O casal é investigado por tráfico de armas, participação em organização criminosa, sonegação fiscal, receptação, lesões corporais, maus tratos a crianças (próprios filhos) pela 13ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, e possui antecedentes por ameaças, lesões corporais, posse de drogas.

 

Armamento

No interior de Severiano de Almeida, local onde já haviam sido apreendidas as três armas, foi cumprido novo mandado de busca, sendo localizadas outras seis armas de fogo: uma Pistola Taurus PT92 (furtada), uma Pistola Glock G19 com numeração suprimida, uma Pistola Taurus TH 380, além de uma Carabina 9mm de fabricação Turca com mira laser e um Fuzil 556 sem marca aparente e sem numeração.

 

Santa Catarina

Em Santa Catarina a operação foi coordenada pelo titular do Departamento de Investigações Criminais de Chapecó e contou com cinco agentes da Polícia Civil. Em Florianópolis, os agentes da 13ª DP tiveram o apoio do titular e quatro agentes da DRAS-DEIC de Santa Catarina.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas