Pela primeira vez, Erechim sediou, na tarde de terça-feira (22), no Blue Open Hotel, a reunião do Conselho Superior da Brigada Militar (BM), do Rio Grande do Sul, com os 21 comandos regionais do Estado e os chefes de departamentos, e a presença do subcomandante-geral, Douglas da Rosa Soares, e o comandante-geral, Cláudio dos Santos Feoli. O prefeito de Erechim, Paulo Polis, participou da abertura do evento.
O Conselho Superior se reúne mensalmente e tem como objetivos fazer uma análise dos indicadores criminais, das estratégias de segurança pública, avaliação das iniciativas, boas práticas e das propostas para segurança pública, assim como, avaliar as decisões mais estratégicas para o enfrentamento da criminalidade no Estado.
O comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO – Norte), coronel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar, explica que com o comando regional Erechim entra no rol dos municípios que podem receber o Conselho Superior da Brigada Militar.
Cúpula da segurança
“Erechim entrou para a história, porque pela primeira vez temos toda a cúpula da segurança pública da Brigada Militar no município de Erechim. Isso é gratificante e nos coloca no cenário para que possamos trazer melhorias para a região”, afirma o comandante do CRPO – Norte.
18.800 brigadianos
Na abertura da reunião, o comandante-geral da Brigada Militar, Cláudio dos Santos Feoli, disse que o Estado tem hoje 18.800 brigadianos e uma estrutura organizada para atender, através dos departamentos, a própria Brigada Militar e os comandos operacionais. “E atender a população que é a grande finalidade da nossa instituição”, observa o comandante.
Resiliência e recomeço
De acordo com ele, o criminoso deve ser oprimido e não pode ter a pretensão de andar na rua achando que existe espaço para sua atividade prosperar. “O que deve prosperar é a população gaúcha, que merece este momento de resiliência e recomeço depois das enchentes de maio deste ano”, afirma ele.
Esta é a cidade de Erechim
O prefeito, Paulo Polis, deu as boas-vindas e apresentou alguns números do município aos comandantes. “Nossa Erechim tem 106 anos de história; 110 mil habitantes; 20.400 CNPJs ativos; somos a cidade que mais empregou no Estado, nos últimos 44 meses geramos 5.800 novos postos de trabalho; temos 2.400 vagas de trabalho abertas, estamos trazendo profissionais de outros países para preencher estas vagas. Bem-vindos a Capital da Amizade e do Desenvolvimento, esta é a cidade de Erechim, com grande diversidade econômica, étnica e cultural”.
Parceria com as polícias
Polis ressaltou que a prefeitura tem uma parceria muito grande com os órgãos de segurança pública, tanto a Brigada Militar quanto a Polícia Civil. “Investimos mais de R$ 2 milhões em tecnologia, no Projeto Sentinela, em novas câmeras de monitoramento. Erechim tem 420 câmeras instaladas em diversas áreas que operam 24 horas por dia, de forma integrada, transmitindo imagens em tempo real para a central de comando na Brigada Militar”.