O Ministério da Saúde do RS apresenta ações para a prevenção e controle desta condição
O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, foi celebrado na última sexta-feira, dia 11 de outubro. A data destaca a importância da conscientização sobre os riscos dessa condição crônica e a adoção de hábitos saudáveis. A obesidade, que afeta pessoas de todas as idades, está ligada a sérios problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão, além de impactos psicológicos significativos, como estigmas sociais e baixa autoestima.
Uma boa alimentação começa ainda na introdução alimentar
A obesidade vem em uma crescente, assim como vem aumentado a percepção de nutricionistas e pediatras a respeito desta problemática.
A nutricionista Eliza Momoli Lando aponta que, as dificuldades alimentares na infância podem ter múltiplas causas, por isso, manter um acompanhamento multiprofissional pode ajudar essa criança a se alimentar melhor, incluir alimentos saudáveis nas refeições.
O impacto de uma boa alimentação e que se reflete na vida adulta, começa ainda no aleitamento materno. Segundo Lando, é preciso analisar se a criança mamou exclusivamente no peito por ao menos seis meses. Se a introdução alimentar iniciou no tempo correto (que normalmente é quando o bebê completa seis meses). “É preciso entender se foi respeitada a questão de fome e saciedade dessa criança e se foi feita oferta de alimentos açucarados e ultra processados antes dos dois anos de vida”, complementa. Esses são alguns pontos que vão contribuir para criança ter mais chances de sobrepeso e obesidade. “E se essa criança desenvolve o sobrepeso ou obesidade na infância ela tem muito mais riscos de ser um adulto com sobrepeso e/ou obesidade”, frisa.
Combate a obesidade
Estudos indicam que o sobrepeso e a obesidade foram responsáveis por 12,6% das mortes no Brasil em 2019. Para combater esse problema, o Ministério da Saúde estabeleceu o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), visando conter a obesidade em adultos até 2030 e aumentar o consumo de frutas e hortaliças.
Na Atenção Primária à Saúde (APS), a equipe multiprofissional da Estratégia Saúde da Família oferece suporte e informação sobre alimentação saudável e prevenção da obesidade. O SUS também disponibiliza materiais para qualificação de profissionais de saúde, assegurando um atendimento integral e empático.
A promoção de hábitos saudáveis, que incluem alimentação balanceada e atividade física, é fundamental na prevenção da obesidade. A ênfase deve ser na qualidade dos alimentos consumidos, com a diminuição de ultraprocessados e o incentivo a uma vida ativa desde a infância. Para isso, políticas públicas que protejam a população de ambientes obesogênicos são essenciais.
Para Lando, uma das melhores maneiras de se combater a obesidade começa em casa e é ofertando comida de verdade para as crianças. Mas acima de tudo, ser o exemplo, consumindo esses alimentos saudáveis. “Resgatar alguns hábitos como de cozinhar em família, ensinar a ter uma boa relação com os alimentos e não somente proibindo, mostrar de onde vem os alimentos, levar as crianças para feiras”.
Lando também acredita que trazer mais informações para a comunidade, famílias e escolas, pode melhorar esse cenário criando um movimento em prol da saúde das crianças e que terá impacto positivo na vida adulta, contribuindo com o objetivo que é conter a obesidade nos adultos até 2030.