23°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Geral

Os direitos da pessoa com deficiência física

Em Erechim a ADAU conta com uma equipe formada por assistente social, coordenadora administrativa, psicóloga, educadora física, motorista e oficineira

teste
ADAU.jpg
Por Carlos Silveira
Foto Arquivo BD

 O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, celebrado anualmente no dia 11 de outubro, marca a luta pela promoção dos direitos dos mais de 13 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência física.

 Além de dar maior visibilidade a estas pessoas, a data foi instituída com o propósito de conscientizar a sociedade e destacar as transformações positivas decorrentes da inclusão.

 Conforme o Artigo 1º da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, ratificada pelo Brasil em 2008, considera-se pessoa com deficiência física aquela que tem impedimento de longo prazo dessa natureza, seja em sua formação fisiológica ou anatômica, que atrapalhe o desenvolvimento de algumas atividades.

 Toda pessoa com deficiência tem direito a igualdade de oportunidades com as demais, sem sofrer nenhuma espécie de discriminação, isto é, toda forma de restrição ou exclusão que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o exercício dos direitos e liberdades fundamentais da pessoa com deficiência. Isso inclui a recusa de adaptações no ambiente e de fornecimento de tecnologias inclusivas, entre outros mecanismos importantes de acessibilidade para a pessoa com deficiência.

 Muitos foram os avanços para o grupo nos últimos anos por meio da criação de normas, decretos e leis, como as regulamentações de artigos da Lei Brasileira de Inclusão - LBI, que dispõe sobre a obrigatoriedade de acessibilidade em determinados estabelecimentos, além de assentos preferenciais e espaços livres para pessoas com deficiência nos cinemas, teatros, casas de shows e estádios, por exemplo.

ADAU Erechim

         A Associação dos Deficientes Físicos do Alto Uruguai - ADAU iniciou sua trajetória em Erechim pela iniciativa da Unidade da Congregação das Irmãs Maria Auxiliadora onde nasceu o primeiro encontro da Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes - FCD

 A partir de 1993, com um cunho mais técnico-científico e jurídico a FCD cede lugar à ADDEFE – Associação dos Deficientes Físicos de Erechim, substituindo o objetivo caritativo, por um de defesa dos interesses das Pessoas com deficiência.

 No dia 26 de setembro de 1998, uma nova alteração estatutária aconteceu promovida pela Assembléia Geral Extraordinária, em razão da grande procura de deficientes da região Alto Uruguai.

 Tendo a atuação da associação uma abrangência maior que a do município de Erechim, a ADEFE passa então a denominar-se ADAU, Associação dos Deficientes Físicos do Alto Uruguai adequando a nova nomenclatura aos interesses da região.

 A ADAU conta hoje com uma equipe formada por Assistente Social, Coordenadora Administrativa, Psicóloga, Educadora Física, Motorista e Oficineira, estes no quadro de funcionários além é claro dos voluntários que ajudam a equipe a manter a instituição. Além dos 13 membros da diretoria executiva que são todos voluntários, contamos também com voluntários na limpeza, nas oficinas, nos pedágios e nas atividades em geral.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas