Com início no sábado (5), a Novena de Fátima, atraiu uma significativa participação de servidores, estudantes e professores de colégios e universidades da cidade. A celebração, presidida pelo assessor da Pastoral da Educação da Diocese de Erexim, Pe. André Ricardo Lopes, contou também com a presença do Pe. Jean Carlos Demboski, assessor da Pastoral da Juventude, e do Diácono Mauro Kalinoski.
Durante a procissão e a missa, que ocorreram às 20h, os participantes acolheram a imagem de Nossa Senhora de Fátima com faixas e bandeiras representando suas instituições de ensino. Pe. André destacou que a presença das instituições educacionais no segundo dia da novena já se tornou uma tradição, enfatizando o tema da noite: “Santificado seja o vosso nome”.
Na homilia, o sacerdote ressaltou a importância de glorificar a Deus por meio de Jesus Cristo, mencionando valores fundamentais como vida, fraternidade, amor e paz. Ele ainda abordou a leitura da missa, que traz a promessa de Deus de conceder um “coração novo” ao seu povo, de acordo com a profecia de Ezequiel.
Pe. André fez uma homenagem aos educadores, mencionando-os como “arquitetos de corações puros” que impactam a vida de muitos. Ele encorajou os estudantes a não perderem a alegria e a criatividade, afirmando que os professores são suas seguranças e que o protagonismo é deles.
O sacerdote concluiu sua reflexão convidando todos a cantarem a música do Pe. Zezinho, "Um dia uma criança me parou", reforçando a mensagem de amor e doação.
Com a participação da comunidade educacional, a Novena de Fátima 2024 se estabelece como um momento de união, fé e reflexão, destacando a importância da educação e da espiritualidade na formação integral dos indivíduos.