No 04 de outubro, comemora-se o Dia da Natureza, uma data importante para a reflexão a respeito das ações humanas em relação ao meio ambiente. Essa data foi escolhida porque se trata do dia em que se homenageia São Francisco de Assis, um frade católico que se destacou pelo seu amor à natureza, principalmente aos animais.
Importância da natureza
É da natureza que retiramos os recursos necessários para a nossa sobrevivência, tais como alimento e água. É ela também que garante o nosso desenvolvimento econômico, fornecendo-nos as matérias-primas necessárias para a construção de nossas obras, casas, máquinas etc. A natureza, portanto, é essencial para o estabelecimento do homem no planeta.
Apesar de o homem reconhecer a importância da natureza, a exploração exagerada e sem nenhum controle coloca em risco a qualidade e a quantidade de recursos naturais disponíveis no planeta. A poluição, a contaminação e a extinção de espécies são apenas alguns dos exemplos dos impactos gerados pela ação do homem.
Impactos negativos
Os impactos negativos que o homem causa à natureza são muitos. Na maioria das vezes, nem nos damos conta de como nossas atitudes podem prejudicar o meio ambiente. A forma como descartamos o lixo, o tempo no banho e o uso frequente de carros são exemplos de como atividades cotidianas podem afetar de maneira negativa a natureza.
O descarte inadequado de lixo, por exemplo, pode ser responsável pela contaminação das águas e, consequentemente, por deixá-la imprópria para o consumo humano. Já o banho longo pode afetar diretamente a disponibilidade de água, que, em alguns lugares do Brasil e do mundo, é extremamente baixa. Os carros, por sua vez, ao realizarem a queima dos combustíveis, liberam substâncias que poluem a atmosfera e desencadeiam diversas reações no organismo humano.
Além de pequenas atitudes individuais, o meio ambiente encara ainda os impactos em alta escala. Como exemplo desses grandes impactos, podemos citar o desmatamento, que causa, principalmente, a perda de biodiversidade; as queimadas, que poluem o ar e matam os seres vivos; o desenvolvimento de indústrias que lançam produtos tóxicos; e a falta de saneamento básico, que contribui, por exemplo, para o lançamento de esgoto nos mares, poluindo e contaminando a água.