A Praça Prefeito Jayme Lago, em Erechim, foi o cenário do 3º Pedágio da Sustentabilidade organizado pela Olfar, no domingo (29), em parceria com mais de 14 instituições e empresas. O evento, realizado das 15h às 18h, trouxe uma programação diversificada, destacando iniciativas voltadas para a preservação ambiental e a educação comunitária.
Compromisso com o Meio Ambiente
Dentre as exposições no stand da Olfar, estavam a construção de uma cápsula do tempo, amostras de árvores para reflorestamento, e apresentações sobre biodiesel e tratamento de efluentes. Com ênfase em ações que transformam o futuro, fortalecer laços comunitários e promover práticas sustentáveis que consistem nos cinco P's da sustentabilidade que são: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.
Engenharia e Sustentabilidade
Deyvid Rodrigo da Silva, responsável pelo setor florestal, ressaltou que o grupo Olfar tem como prioridade respeitar e preservar toda a vegetação nativa remanescente em suas propriedades incluindo as áreas de preservação permanente e reserva legal. “Os processos sustentáveis são centrados no reflorestamento, respeitando rigorosamente os limites das áreas ambientais adquiridas, sem necessidade de abertura de novas áreas. A empresa colabora com a comunidade local, escolhendo cuidadosamente os locais em que será realizado o plantio, especialmente em áreas com redes de energia. Considerando as condições climáticas, como a incidência de geadas, trabalhamos com viveiros parceiros para fornecer mudas adequadas”, explicou Deyvid.
Vinícius Ferreira Dallabrida, gerente industrial corporativo, acrescentou que o processo de produção da Olfar é inteiramente sustentado por fontes renováveis. “Estamos sempre buscando inovações em todos nossos processos, as ações que respeitam o meio ambiente são prioritárias”, comentou, “No próximo ano, aqui em Erechim, iniciaremos um projeto para produção de biogás a partir de um efluente da produção de etanol do melaço da soja. Este é mais um exemplo do nosso foco em investimentos de práticas sustentáveis.
Tratamento de efluentes e eficiência energética
Edimar Luiz Sansigolo, engenheiro químico e coordenador de meio ambiente na Olfar, destacou a verticalização do processo produtivo da empresa. “Desde o cultivo da soja até a geração de energia, cada passo é cuidadosamente planejado para minimizar impactos ambientais e maximizar a sustentabilidade”, explicou Edimar. Ele também falou sobre o tratamento de efluentes, que visa a transformação de resíduos em biofertilizantes e energia, contribuindo para um ciclo produtivo fechado.
Atividades e parcerias
Entre os parceiros, o Sicredi apresentou opções de linhas de crédito verde para financiamento, dicas de cooperativismo e a exposição do carro elétrico; a URI, por meio do curso de Agronomia, realizou a demonstração de um laboratório de solos; o IFRS Campus Erechim expôs roupas feitas de materiais recicláveis e o protótipo de combustão interna que tem como recorde a marca de 716 km/litro; a Unimed ofereceu exames e dicas de saúde; o Consórcio Itá Hortoflorestal distribuiu 300 mudas de plantas nativas, incentivando o reflorestamento local; o SESI ofertou exercícios laborais e dicas nutricionais; o Sebrae apresentou projetos de inovação na indústria; a Secretaria de trânsito fez intervenções com as crianças a partir da Escolinha de trânsito; a Ervateira Rei Verde ofertou chimarrão para participantes; a Patram expôs alguns animais empalhados e falou sobre o seu trabalho de proteção da fauna e da flora; jogos foram promovidos pelos Escoteiros Tupinambás; Ecoponto da Químea para coleta de eletrônicos e pilhas; o Instituto CrêSer realizaram diversas atrações artíticas dos estudantes como a patinação e o Projeto Social Gaiteiro e a UFFS realizou uma mostra de trabalhos e empresas júnior com o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.