18°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

Estudante da URI realiza sonho de Intercâmbio na Itália

Gabriela Gambin participa de programa na Academia Italiana de Língua e Cultura, em Modena

teste
Gabriela Gambin participa de programa na Academia Italiana de Língua e Cultura, em Modena
Por Assessoria
Foto Divulgação

Gabriela Frizon Gambin, acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Câmpus de Frederico Westphalen, está vivendo um momento marcante em sua trajetória: a participação no programa de intercâmbio acadêmico na Academia Italiana de Língua e Cultura, na cidade de Modena, Itália. Essa oportunidade foi possibilitada pela parceria entre a Reitoria da URI, através do Núcleo de Internacionalização, e o Consulado Italiano no Brasil, que visa proporcionar aos estudantes uma experiência de imersão cultural e acadêmica em um dos centros mais emblemáticos da arte e da arquitetura mundial.

Para Gabriela, estar na Itália representa a realização de um sonho alimentado desde o início de sua graduação. “Estar em um país com tanta história, cultura e beleza é a chance de me reinventar, absorvendo novas perspectivas e vivências que vão além dos livros”, declara a estudante. O coordenador do Núcleo de Internacionalização da URI, Ricardo Luiz Pasini, enfatiza a relevância da internacionalização na formação dos alunos. “A mobilidade internacional é essencial para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes. Ao vivenciarem diferentes culturas e sistemas educacionais, eles ampliam seus horizontes e se tornam profissionais mais qualificados para o mercado global”, explica Ricardo. 

A experiência de Gabriela na Itália ilustra o impacto positivo que o intercâmbio pode ter na vida acadêmica e pessoal dos estudantes. Ao mergulhar em uma nova cultura e sistema educacional, ela está se preparando para enfrentar os desafios do futuro com uma bagagem cultural ampliada. No mês de novembro, mais duas discentes da URI embarcarão para Modena, dando continuidade ao programa de mobilidade acadêmica que está transformando a vida de estudantes e contribuindo para uma formação mais abrangente.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas