O desfile cívico realizado na manhã de sábado e o encerramento da Semana da Pátria, um evento significativo para a promoção do patriotismo e do civismo no Brasil. Comemorando o Dia da Independência, o desfile homenageou este ano o 18º Distrito de Escoteiros do Rio Grande do Sul e a patrona da Semana da Pátria, Paulina Tichoski.
Paulina Tichoski, nascida em 2 de novembro de 1954 em Erechim, tem uma trajetória notável tanto no movimento escoteiro quanto na vida pública. Casada com Rogério Tichoski e mãe de três filhos, iniciou sua jornada no escotismo de forma natural, ao acompanhar seu filho aos encontros dos escoteiros. A partir de então, passou a se envolver ativamente com o trabalho dos chefes com os lobinhos.
O desfile ocorreu na Avenida Maurício Cardoso, após a programação com hasteamento dos pavilhões na Praça da Bandeira e foi prestigiado por um grande número de pessoas.
O evento contou com a participação de mais de 60 entidades, incluindo órgãos de segurança, milhares de estudantes e diversas organizações civis, celebrando a soberania do Brasil proclamada por D. Pedro I há 202 anos às margens do rio Ipiranga. Este ano, o desfile também destacou o centenário dos Escoteiros do Brasil, reconhecendo a contribuição contínua da organização para a comunidade.
A cerimônia foi conduzida por representantes locais e contou com a presença de autoridades que, em suas saudações, reconheceram a importância da Semana da Pátria e a significativa contribuição de Paulina Tichoski e do 18º Distrito de Escoteiros do Rio Grande do Sul para o fortalecimento do espírito cívico e patriótico na região.
O primeiro bloco foi representado pelo 18º Distrito Escoteiro do Rio Grande do Sul; o segundo bloco foi da segurança com a participação do 13º Batalhão da Polícia Militar, Pelotão Rodoviário da Brigada Militar de Erechim, 2º Pelotão da Polícia Ambiental, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Susepe/Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Municipal, Força Voluntária Alto Uruguai e Departamento Municipal de Trânsito; o terceiro bloco foi o de veículos com Erechim Auto Esporte Clube, Erechim Fusca Clube, Erechim Jeep Clube, Esquadrilha da Fumaça – Lambretas, Memphis Club Erechim – Veículos e Cultura Aircooled – Veículos; o quarto bloco foi representado pela Educação e Cultura com as Escolas Municipais e Estaduais; o quinto bloco pela Sociedade Civil e Organizada com a 19ª Coordenadoria do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Abase (Associação Batista de Ação Social), Erechim Coroados Futebol Americano, Associação Erechinenese de Artes Marciais e RN10 Sports Academy; o sexto bloco foi dos Escoteiros com os grupos Acauã, Tupinambás e Rosa dos Ventos e o sétimo bloco foi dos Militares com a ANR (Associação Nacional dos Reservistas), Banda Municipal de Erechim e 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado.
Após, ocorreu a extinção do Fogo Simbólico e o arriamento das bandeiras, encerrando a programação.