O projeto Menina Ciência-Ciência Menina (MCCM) está com inscrições abertas para a edição de 2024. Com o objetivo de aproximar meninas dos anos finais do Ensino Fundamental das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), o MCCM oferece uma série de atividades voltadas para inspirar e engajar o público feminino jovem nessas áreas.
Segundo a Professora da Uergs Campus Erechim, Saionara Salomoni, devido ao desempenho no desenvolvimento da atividade, realizada em 2023, "Aulas no laboratório? Conexão com novas maneiras de compreender ciências e práticas sustentáveis em escolas públicas do Rio Grande do Sul, relacionada ao ensino de ciências com estudantes do 6º e 9º ano do ensino fundamental, surgiu o convite para participar MCCM.
“É um projeto online que temos com várias universidades brasileiras, eu entrei para contribuir e também fui convidada devido a experiência que tive com projetos semelhantes a esse, agora buscamos o máximo de meninas para participarem do MCCM”, conta a professora.
Objetivo do Menina Ciência-Ciência Menina
A iniciativa promove palestras inspiradoras com mulheres cientistas, além de práticas científicas interativas e apoio de monitoras. Tendo como finalidade desmistificar a ideia de que as áreas CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) são exclusivas para meninos e demonstrar que são igualmente acessíveis e atraentes para meninas.
Quem pode participar?
Podem se inscrever meninas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, fluentes em português, de qualquer local do Brasil ou do exterior. O projeto é totalmente virtual, permitindo a participação de qualquer interessada, sem limitações geográficas.
Prazo de inscrição
As inscrições estão abertas até o dia 25 de agosto de 2024. O projeto é gratuito e, a cada edição, tem atraído um número crescente de participantes, evidenciando o crescente interesse e necessidade de iniciativas voltadas para a inclusão feminina nas ciências.