21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Saúde

Seminário abordará as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Evento acontece dia 8 de agosto no auditório da UFFS – Campus Erechim

teste
UFFS Campus Erechim
Por Assessoria
Foto Divulgação

O Fórum Regional de Prevenção e Promoção da Saúde do Alto Uruguai realizará no dia 8 de agosto, próxima quinta-feira, um Seminário para tratar sobre as PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. O evento será realizado no auditório da UFFS – Campus Erechim e terá início às 8h30min.

               Conforme o terapeuta e um dos organizadores do evento, Eloir Griseli o seminário tem o intuito de olhar para as ações do poder público e da sociedade sobre saúde. “O objetivo é debater as ações concretas de promoção da saúde, sabendo que o SUS cuida das doenças e precisamos inverter esse processo. Continuar cuidando da doença, que logicamente é necessário, mas fazer ações de promoção e prevenção à saúde para que o surgimento das doenças possa diminuir. Sabemos que as doenças são criadas através de questões emocionais, mentais, alimentares e energéticas entre outras. Precisamos olhar a saúde de uma forma integral. O ser humano doente emocionalmente gera uma doença física. Para evitar isso, ações concretas precisam ser implementadas”, destaca.

               O Fórum, criado em 2023 e instalado este ano conta com a participação de quase 40 entidades regionais, entre elas universidades, poder público municipal, sindicatos, cooperativas de produção e de crédito, ONGs, profissionais da área da saúde, entre outras.

               Conforme o presidente da Amau, Leandro Marcio Puton o tema das PICS está sendo ampliado na região, tanto que deverá ser abordado em um curso pela Escola de Educação e Gestão da Amau. “O curso tem a intenção de aperfeiçoar o programa nos municípios em que ele já é desenvolvido e capacitar profissionais para que incentivem os gestores públicos a implementar as PICS naqueles que ainda não disponibilizam o serviço”.

               Segundo o Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Entre elas está o yoga, reiki, musicoterapia, meditação, acumpuntura, homeopatia, constelação familiar, entre outras.

               A participação no seminário é aberta a toda comunidade.

Programação:

8h30min – abertura

9h30min – palestra ‘Promoção da saúde e políticas públicas’ -  Dra. Vanderleia Laodete Pulga – UFFS

10h30min – palestra ‘Política Estadual’ – Lisiane Lobler – Secretaria Estadual de Saúde RS e Nathalia Oliveira – NTG-PNPIC – Ministério da Saúde

13h30min – palestra ‘Plantas Medicinais e Fitoterapia’ – Farmacêutica Aline Matter – Farmácia Viva do município de Gramado

15h – palestra ‘Implementação das PICS no Alto Uruguai’ – Amau

15h45min – Carta aberta do seminário – compromisso e ações

16h – Coquetel de encerramento

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas