Na madrugada desta quarta-feira, 5, faleceu em Erechim o Padre Geraldo Paschoal Moro, aos 93 anos, o mais antigo da Diocese.
Em março deste ano, no Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, havia sido submetido à cirurgia de alto risco do coração para desobstrução de uma válvula. Desde o dia 31 de maio, estava internado no Hospital de Caridade de Erechim por complicações estomacais.
A missa de corpo presente será na Catedral São José, às 15h30 desta quarta-feira, 5. Após a missa, seu corpo será sepultado no cemitério municipal Pio XII de Erechim.
Dados biográficos
Pe. Geraldo nasceu no distrito de Três Vendas, município de Cachoeira do Sul, RS, no dia 4 de dezembro de 1930. Era o 4° dos 13 filhos de Archangelo Gabriel Moro e Joana Maria Foletto.
Cursou o antigo primário em Sobradinho; o antigo ginásio e colegial no Seminário Menor de Santa Maria; a filosofia e a teologia, no Seminário Central de São Leopoldo, dirigido pelos padres jesuítas. Depois de padre, fez complementação em Filosofia e a faculdade de Estudos Sociais, História e Geografia em Passo Fundo e Erechim. Fez também diversos cursos de atualização pastoral, entre eles, participação em semanas regionais de liturgia e curso de direito canônico em São Paulo.
Foi ordenado padre no dia 8 de dezembro de 1956, na igreja São José de Erechim, junto com o Pe. Atalibo Maurício Lise, falecido no dia 18 de julho de 2015.
Como padre, exerceu as seguintes funções:
- Vigário paroquial de Três Arroios, em 1957 e 1958;
- Promotor vocacional da Diocese de Passo Fundo e vigário paroquial da Paróquia São José, de Erechim, no ano de 1959;
- Pároco de São Valentim de Guaporé, no ano de 1960;
- Vigário paroquial da Catedral N. Sra. Aparecida de Passo Fundo, em 1961;
- Primeiro Pároco da Paróquia Santo Antonio, Bairro Petrópolis, Passo Fundo, de 1962 a 1965;
- Pároco de São Valentim de 1966 até 19 de fevereiro de 1994. Deixando a Paróquia de São Valentim, foi liberado para um tempo “sabático”, isto é, para estudo, descanso, revitalização, residindo em Erechim.
- De 1995 em diante, esteve à disposição para atendimento em diversas paróquias da Diocese, permanecendo em Erechim, sem função eclesial determinada.
- Como Pároco de São Valentim, em algum tempo, foi administrador paroquial de Entre Rios do Sul e Benjamim Constant do Sul. Depois que se estabeleceu em Erechim, temporariamente, foi administrador paroquial de Mariano Moro e de Paulo Bento.
- Em São Valentim, exerceu também o magistério em escola pública.