Os cursos da área de Moda e Vestuário do IFRS - Campus Erechim (Design de moda, Modelagem do Vestuário e Design Gráfico) coordenaram uma ação com voluntários e parceiros cuja finalidade era produzir pijamas e mantas infantis para os atingidos pelas enchentes no estado. Com o calendário suspenso por conta de uma greve nacional, os servidores e estudantes participaram ativamente dessa ação.
A ação foi em parceria com a loja Choices, o grupo AVE (Amigos Voluntários de Erechim) e o SINASEFE (Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), juntos eles produziram pijamas infantis, cobertas e mantas que foram encaminhadas para doação. Em vista da deflagração de greve do IFRS, a mobilização da atividade solidária faz parte das demandas essenciais no campus.
A parceria com a loja Choices foi essencial para fazer a costura dos pijamas infantis, a proprietária forneceu o tecido e as peças já cortadas. Foram 60 conjuntos de blusa e calça costurados para produzir os kits. Num segundo momento, em conversa com um dos voluntários do grupo AVE (Amigos Voluntários de Erechim), surgiu a necessidade de doações de cobertas. O AVE adquiriu o tecido e os estudantes e servidores realizaram a costura (bainhas).
No total desta ação foram produzidas cem cobertas para doação. Além dessas, o SINASEFE (Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) doou mais tecido para confecção de 18 unidades. Já a parceria com a Secretaria de Cidadania de Erechim priorizou o ajuste de jaquetas que também foram doadas. Os kits já foram encaminhados para as famílias desabrigadas no estado.