15°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim

Prefeitura de Erechim trabalha para recuperar estradas, pontes, pontilhões e bueiros

Chuvas dos últimos dias chegaram ao acumulado de 400 milímetros e causaram muita destruição, principalmente, na área rural, mas também há prejuízos à área urbana

teste
Recuperação de estradas em Erechim
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Segundo a Prefeitura de Erechim, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o excesso de chuvas, que iniciou no dia 2 de maio, gerou alagamentos, destruição, principalmente, na área rural, e, também, urbana do município de Erechim. Em algumas comunidades, o acumulado de chuva chegou a 400 milímetros em poucos dias. A Prefeitura de Erechim, por meio das secretarias municipais, está trabalhando na recuperação de estradas, desobstrução, limpeza de pontilhões e bueiros e construção de novas tubulações. O município registrou danos a 72 residências, 9 instalações públicas de saúde (UBSs e CAPS), 12 instalações de uso comunitário, danos a 3 obras de infraestrutura pública.

Comunidade São Brás

A Comunidade São Brás, no interior de Erechim, foi bastante afetada, tendo o acesso destruído pelo excesso de chuvas e deixando, pelo menos, 10 famílias isoladas. Nesta sexta-feira (10), máquinas da prefeitura trabalharam no local para restabelecer, minimamente, a estrada, e permitir a passagem dos veículos e da produção agrícola. “Detonou todas as estradas, é muita água, moro há 60 anos aqui e nunca tinha visto algo parecido. Esta enchente foi a maior”, afirma Narciso Bandiera.

Km 10

O Km 10 ficou todo alagado e ocorreram muitos prejuízos materiais em decorrência do excesso de água na comunidade, que, com a saída da água do leito do rio, destruiu as lavouras, lavando a terra boa para produção agrícola, retirando todo material orgânico, gerando erosão, e depositando muitas árvores e pedras sobre os campos. “Esta foi a pior cheia dos últimos anos, foi de arrasar”, disse Antônio Skierzinski.

Área urbana

Na área urbana de Erechim, segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Diretoria de Saneamento, do dia 1º a 4 de maio, foram feitos 5 desassoreamentos de valas, 7 limpezas de bueiros entupidos, 6 atendimentos em residências, 3 limpezas de ruas com acúmulo de terra, nos bairros Agrícola, Cotrel, Tigre, Zimmer, Industrial e Progresso. “Os alagamentos não foram piores na área urbana, porque fizemos mais de 11 quilômetros de novas tubulações pluviais”, ressalta o prefeito Polis, que acrescenta, “o pior está na área rural do município”.

Estradas e pontes

As estradas e pontes do interior de Erechim foram bastante afetadas pela chuva e enxurrada da semana passada. As equipes da prefeitura já trabalharam em pontos mais críticos no Desvio Becker, Vale do Dourado, Linha América e São João do Governo. São mais de 300 km de estradas no interior com problemas devido à enxurrada.

Além disso, seis pontes tiveram problemas estruturais. No Km 7 de Setembro, uma ponte está interditada devido ao deslizamento de terra na cabeceira da estrutura. Durante o período de interdição, as rotas alternativas são pela Escola Branca, logo após a Polícia Rodoviária, e pela ponte do km 14 em frente ao cemitério.

A ponte da comunidade Santa Tereza está bloqueada. A rota alternativa para os moradores é pela comunidade Cristo Rei. Na última segunda-feira os trabalhos se concentraram com cinco equipes no Vale do Dourado, Distrito de Capoerê, comunidade Cascata Nazzari, sentido Desvio Becker.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas