25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Erechim

Mais de 3000 famílias conquistam a casa própria em Erechim

Dados se referem aos financiamentos realizados para aquisição ou construção do primeiro imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida e outros financiamentos habitacionais

teste
Família Jutkovski.jfif
Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação

Em Erechim, 3177 famílias conquistaram o primeiro imóvel, em três anos. Os dados foram levantados pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social e a Sala de Aceleração de Projetos, com base nos financiamentos realizados para aquisição ou construção do primeiro imóvel. 
“Maravilhoso”
“Eu, Marildes da Rocha e Letícia Eli balvedi, nossa filha Ágatha, pagamos aluguel durante 18 anos, estamos casadas há 20 anos. Quando surgiu esta oportunidade nos inscrevemos no sorteio dos lotes sociais e fomos sorteadas. Isso foi uma grande oportunidade, principalmente, por causa dos valores. Em setembtro de 2022 viemos morar aqui. Depois de muitos anos de luta, conseguimos ir morar na casa própria, no que é nosso e isto não tem preço”, ressalta Marildes.
Ela destaca que o bairro tem uma infraestrutura muito boa, com ruas largas e bem planejadas, e é um bairro calmo. “Sempre sonhamos em morar num bairro onde as crianças pudessem, ainda, interagir na rua, onde as crianças podem jogar bola na frente da nossa casa. Tem uma grande praça sendo construída e isto só vai agregar. É muito bom ter um bairro bem estruturado e bom de morar. Isto é maravilhoso”, observa Marildes. 
“Muito feliz” 
Para Moisés Schreiner, que mora no bairro Amizade, Loteamento Arvoredo, desde 2022, com a esposa, Arieli Mayeski Pawlak, e a filha, Cecília Pawlak Schreiner, ir morar na casa própria foi muito significativo na vida deles. “Uma das coisas mais importantes das nossas vidas foi conseguir fazer a nossa casa, porque tiramos do papel os nossos sonhos. Ter a nossa casa, ter um lugar pra Cecília brincar e se divertir, ter um lugar pra todos nós, nos faz sentir muito bem. O bairro é calmo, só tem pessoas trabalhadoras. As ruas têm paver e é diferente de outros bairros. O local é bom para andar, caminhar, passear com a filha. Estamos muito felizes onde a gente mora”, ressalta Moisés Schreiner.
Quatro casas nos últimos dois anos
A família Semenuk tem cinco integrantes que moram no bairro Liberdade. Nos últimos dois anos, eles construíram mais quatro casas, totalizando cinco imóveis na região. Segundo eles, a família investiu no local por ser um bairro tranquilo e muito bom de morar. “No entanto, como está em crescimento precisamos de mais investimentos em infraestrutura”, afirma a vice-presidente do bairro Liberdade, Inês Semenuk.
“Meus filhos e filhas moram aqui, moramos todos próximos, as minhas netas Pietra e Yasmim adoram viver no bairro Liberdade. E como a minha filha Diana Paula Semenuk Jutkovski sempre diz, ter a casa própria, saber que ela é tua, um investimento para o futuro, nos dá segurança, por saber que temos um lar que é nosso. Ter um lugar que é seu, poder deixar ele do seu jeito é muito gratificante, aumenta a nossa autoestima. Quando fizemos reformas, melhorias, estamos fazendo na nossa casa”, disse Inês.
Criar valor para a comunidade 
Segundo o prefeito, Paulo Polis, a reestruturação e desburocratização da gestão pública tornou os serviços públicos mais ágeis e eficientes e, também, incentivou novos investimentos no setor privado, fazendo a cidade avançar. “Criamos valor para a comunidade, e o que significa isso, dar condições para as famílias melhorarem a qualidade de vida. Elevamos a régua da gestão pública, porque atuamos em todas as áreas estratégicas do município, entregando muitos serviços, políticas públicas que colocaram as crianças nas escolas, melhoraram as UBSs, fizeram investimentos no nosso maior plano de saúde, o Santa Terezinha, promoveram capacitação profissional, empresarial e Feirões de Emprego. Vivemos o pleno emprego, com milhares de vagas de trabalho abertas”, observa o prefeito Polis.
Segundo Polis, as políticas públicas desburocratizaram os serviços públicos municipais agilizaram a aprovação de projetos e viabilizaram novos loteamentos para construção da casa própria e abertura de novos negócios. “Somos um governo preocupado com questões sociais e econômicas. A prefeitura fez muitos investimentos em pilares centrais, que reverberam na sociedade, melhoram a cidade e a qualidade de vida das pessoas”, ressalta o prefeito Polis. 
Financiamentos 
Segundo o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Rafael Colet, destes 3177 imóveis financiados para casa própria, 1472 são pelo programa Minha Casa Minha Vida e mais 1705 por outros tipos de financiamentos habitacionais, no período de janeiro de 2021 a dezembro de 2023. “Essa quantidade de financiamentos resulta em dinheiro externo entrando no município”, observa Rafael.
“Aprovamos um total de 4.276 projetos na Sala de Aceleração de Projetos em 38 meses, neste período foram liberados 411 novos mapas, sendo eles, loteamentos, desmembramentos, remembramentos e retificação e/ou inserção de medidas. Todos estes empreendimentos somam 1.596 novos lotes aprovados. É a partir da aprovação destes projetos que as famílias conseguem construir as suas casas e abrir seus negócios”, explica o secretário, Rafael Colet.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas