0°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Geral

Jornal Bom Dia lança projeto “Água, Meio Ambiente e Vida”

teste
CORSAN .jpg
1
2
3
Por Redação
Foto Rafael Schaidhauer/Especial BD

O projeto “Água, Meio Ambiente e Vida”, inicia hoje, 28, no Jornal Bom Dia e se estende até final de dezembro. Durante 10 meses, serão produzidas uma matéria especial por mês, sempre na última quinta-feira. E posterior divulgação no site e nas redes sociais do jornal.

Envolvimento escolar

Tem em seu escopo envolver a comunidade escolar da região (municípios já elencados), da rede estadual através da 15ª Coordenadoria Regional de Educação; e em Erechim, a rede municipal, que corresponde a área de abrangência do Jornal Bom Dia. São mais de 25.000 alunos que podem ser alcançados.

Disponibilização de conteúdo gratuito

Serão conteúdos diversos sempre envolvendo questão dos cuidados com o meio ambiente, apresentando cases bem-sucedidos. E esses conteúdos serão disponibilizados (via edição digital) para todas as escolas que queiram utilizar o material em sala de aula.

Práticas universitárias

Objetivo do projeto é envolver as universidades do município - URI Erechim – UFFS Campus Erechim, Instituto Federal Erechim e UERGS -, com seus cursos ligados à área ambiental, aproveitando o conhecimento acadêmico para ser repassado aos alunos.

Cronograma de conteúdos

28 de março: No dia 22 é comemorado o Dia Mundial da Água. Conteúdo sobre sua importância nos mais variados aspectos

25 de abril: Em abril, 7, é o Dia Mundial da Saúde. Conteúdo será sobre a importância do saneamento básico na promoção da saúde.

30 de maio: Matéria sobre Política Reversa, sobre produtos que contaminam o meio ambiente e acabam indo para os rios, consequentemente para as barragens de captação.

27 de junho: O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no Dia 5. Serão publicados cases de escola da região que mostra o cuidado com o meio ambiente, para irradiar os bons exemplos para as demais.

25 de julho: No Dia do Colono, buscar exemplos na agricultura familiar, de como cuidar a propriedade com respeito ao meio ambiente.

29 de agosto: Matéria sobre práticas ambientais adotadas por indústrias com alto impacto.

26 de setembro: O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é comemorado no dia 16. Matéria abordará o tema.

31 de outubro: Em outubro, no dia 12 é comemorado o dia do Agrônomo. Matéria de cases de profissionais que utilizam métodos alternativos no manejo das culturas.

28 de novembro: Através de matérias, divulgar estudos realizados nas universidades da região, envolvendo questões relacionadas a conscientização ambiental.

27 de dezembro (excepcionalmente numa sexta-feira):  Todas as matérias publicadas ao longo do ano, serão reproduzidas num caderno especial, para servir como pesquisa num único documento.

A vida só é possível graças à presença da água

O primeiro conteúdo do projeto, é sobre a importância da água para todos nós.  O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e apresenta como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias.

Origem e importância do Dia Mundial da Água

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema.

Declaração Universal dos Direitos da Água

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 - A água é a seiva do nosso planeta;

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 - A utilização da água implica respeito à lei;

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra."

Importância da água para os seres humanos

A água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela participa da formação do corpo dos organismos e, por ser considerada um solvente universal, é fundamental para a realização de diversas reações químicas. Além dessas funções, no corpo humano, podemos destacar como importantes papéis desempenhados pela água.

Regulação da temperatura do corpo: A água faz parte do suor, que apresenta papel importante no resfriamento do corpo. Após ser eliminado pelas glândulas sudoríparas, o suor evapora, causando o resfriamento.

Transporte de substâncias: A água constitui o plasma sanguíneo, que garante o transporte de diversas substâncias, como sais minerais e nutrientes.

Eliminação de substâncias para fora do corpo: A água faz parte, por exemplo, da composição da urina, que garante a eliminação de substâncias tóxicas ou que estão em excesso em nosso corpo.

Proteção de estruturas: A água está presente, por exemplo, nos líquidos encontrados entre as articulações, participando, portanto, da proteção dos nossos ossos contra o atrito. Ela também garante a proteção do feto, uma vez que faz parte da composição do líquido amniótico.

Ingestão de água

Em razão de sua importância, recomenda-se a ingestão de cerca de dois litros de água por dia para que o organismo continue funcionando perfeitamente. Vale destacar que essa é uma recomendação geral e que fatores como idade, sexo, peso, estação do ano e prática de atividades físicas podem afetar a quantidade necessária de água para o organismo

Disponibilidade de água para os seres humanos

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é bastante escasso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões, ocorrem verdadeiros conflitos por água.

Poluição causada pelas atividades humanas

Além da escassez de água, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade desse recurso. A poluição causada pelas atividades humanas torna a água disponível imprópria para o consumo. De acordo com a ONU, 1 em cada 3 pessoas no mundo não possui acesso à água potável. Ainda de acordo com a ONU, três bilhões de pessoas não possuem instalações básicas para lavar as mãos de forma adequada. Esse quadro é preocupante, pois está relacionado com uma série de doenças, e o hábito de lavar as mãos pode prevenir várias enfermidades. O saneamento básico é tema da próxima dição desse projeto, que será publicado em 25 de abril.

Como toda a população necessita de água para a sua sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, por meio da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são Direitos Humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei. Entretanto, ainda falta muito para que todas as pessoas tenham esse direito realmente garantido.

Benefícios da água

  • Ajudar a emagrecer, pois aumenta a sensação de saciedade e acelera o metabolismo.
  • Auxiliar o crescimento muscular, pois hidrata as fibras musculares e facilita a recuperação.
  • Regular o intestino, pois melhora o trânsito intestinal e previne a prisão de ventre.
  • Prevenir infecções urinárias, pois dilui a urina e elimina as bactérias.
  • Combater dores de cabeça, pois evita a desidratação e a queda da pressão arterial.
  • Manter a pele e cabelos saudáveis, pois hidrata, nutre e renova as células.
  • Melhorar a circulação sanguínea, pois facilita o transporte de oxigênio e nutrientes.
  • Regular a temperatura corporal, pois ajuda na transpiração e na eliminação de calor.
  • Favorecer o equilíbrio mental e emocional, pois participa das reações químicas do cérebro e dos neurotransmissores.

 

Fontes

ROCHA, Luiz Antônio Batista da. História do Dia Mundial da Água.

ONU. O Direito Humano à Água e Saneamento."

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas