Desde o ataque a uma escola de Blumenau/SC, no último dia 5 de abril, que resultou nas mortes de quatro crianças e deixou outras cinco feridas, a Brigada Militar (BM) vem realizando no Rio Grande do Sul a operação Fecha Quartel Escolar.
Hoje (19), as ações tiveram prosseguimento e em Erechim os policiais mobilizaram o efetivo para reforçar o patrulhamento em diversos educandários da cidade.
De acordo com o comando do 13º BPM, “A operação acontece em todo o Estado e assim como a Patrulha Escolar e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), tem como objetivo a aproximação e o contato com a comunidade escolar, visando garantir a segurança de todos”.
A BM reforça que para contato de Emergência o número é o 190, Disque Denúncia 181 e em Erechim também pode ser utilizado o telefone 3520 2250.
O comandante do 13º BPM, ressaltou que desde o episódio em Santa Catarina, policiais militares têm visitado as escolas e passado orientações para a comunidade escolar, desde as creches até o ensino superior, sobre como agir em casos de emergência ou suspeita.
Policiamento reforçado
Além disso, o policiamento foi reforçado. “Houve um aporte de recursos em horas extras, por parte do governo estadual, e isso nos possibilitou remanejar efetivo da administração e de outras funções para atuarem junto à comunidade escolar”, contou o comandante.
O major lembra ainda que os setores de inteligência da BM e da Polícia Civil estão monitorando as redes sociais e não há “nenhum fato que indique ou comprove que existe alguém aqui em Erechim ou na região pensando em fazer alguma coisa contra nossas crianças”.
Orientação
A Brigada Militar orienta ainda que os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes, “fiquem atentos ao que seu filho tem carregado na mochila, conheça suas amizades e não deixe de conferir os conteúdos que ele está acessando na internet. Estabelecer limites, não é desconfiança! É um ato de amor e cuidado”.