Na tarde de hoje (20), a coordenadora regional de Educação, Juliane Bonez, esteve presente na solenidade de homenagem ao arquiteto Emerson Rafael Galli da Silva, que ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Erechim.
Emerson da Silva, 25 anos, é um jovem arquiteto graduado pela Universidade Regional Integrada (URI) – Campus Erechim. O jovem surdo, iniciou seus estudos na rede estadual de Educação, onde estudou nos anos iniciais e finais na EEEF Santo Agostinho e no ensino médio na EEEM João Germano Imlau. Durante toda sua vida escolar, além de contar com o apoio de sua mãe, Veranice Galli, que já atuou como intérprete de libras da Rede, sempre teve o acompanhamento de tradutores e intérpretes de Libras, a fim de garantir a acessibilidade comunicativa, para poder prosseguir com seus estudos.
No ano de 2016, iniciou o curso de Arquitetura e Urbanismo na URI, contando sempre com o suporte da coordenação do curso e da Universidade, no sentido de possibilitar sua real inclusão e aprendizagem. Neste ano, no dia 7 de janeiro, recebeu o grau de Arquiteto e Urbanista, oportunidade na qual também foi agraciado com uma Menção Honrosa pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), pelo destaque na realização do trabalho de conclusão do curso. O trabalho desenvolvido por Emerson, com o tema “LIBERTÉ- Clínica Especializada no Atendimento de Pessoas com Deficiência”, foi considerado um dos três melhores trabalhos de conclusão de curso e teve como base os estudos da neuro-arquitetura.
O homenageado, é o primeiro profissional surdo formado em Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul, que se tem conhecimento. O jovem procurou por outros profissionais surdos da área no Estado e, localizou outro acadêmico, ainda não graduado. Por este grande exemplo de perseverança e dedicação, Emerson recebeu os Votos de Congratulações, pela Câmara Municipal de Erechim, que lhe conferiu homenagem para reconhecer e parabenizar suas conquistas.