5°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim

Preservação da fauna e flora no Parque Natural Longines Malinowski

De acordo com o secretário de Meio Ambiente Cristiano Moreira, o espaço é uma unidade de Conservação de Proteção Integral

teste
O Parque Natural Municipal Longines Malinowski é um espaço de preservação da fauna e da flora
O Parque Natural Municipal Longines Malinowski é um espaço de preservação da fauna e da flora
O Parque Natural Municipal Longines Malinowski é um espaço de preservação da fauna e da flora
O Parque Natural Municipal Longines Malinowski é um espaço de preservação da fauna e da flora
Por Taiane do Carmo
Foto Joi Zamboni

O Parque Natural Municipal Longines Malinowski foi entregue à comunidade de Erechim no início deste mês de forma requalificada. Com um investimento superior a R$ 1,8 milhão, o espaço contempla as obras já realizadas e a Trilha das Araucárias.

Em relação as novas obras, foram construídas uma nova guarita de acesso, implantado o sistema interno de orientação e comunicação, além do sistema de videomonitoramento com identificação facial e contagem inteligente de público. O espaço conta ainda, com a modernização do sistema de iluminação com tecnologia de LED e locais diferenciados para convivência.

Infraestrutura

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, o Parque já existe há muito tempo, mas para que fosse utilizado de forma mais intensa, necessitava de uma boa infraestrutura. “Com o investimento por meio do programa Investe+Erechim, foi possível enriquecermos a infraestrutura do Parque, para que as pessoas pudessem usufruir de forma mais ampla do espaço”, diz.

Preservar a natureza

Um dos principais objetivos, além de ser um lugar diferenciado para a população utilizar, é preservar a natureza e a fauna existente. De acordo com o secretário, o Parque é uma unidade de Conservação de Proteção Integral. “Para fazer todas as obras de requalificação, não derrubamos nenhuma árvore. Ao contrário, plantamos três espécies de árvores que são importantes para esta formação florestal, que são a Quaresmeira, os Coqueiros e a Araucária. Inclusive, recentemente, plantamos 12 Araucárias para fechar com chave de ouro a reinauguração”, afirma.

Acesso

O acesso às trilhas e à área de lazer do Parque Longines Malinowski se dá pelas duas entradas, na Rua Pernambuco e pela Rua Henrique Dias, no Centro de Erechim. O horário de funcionamento é das 8h às 20h de terça-feira à domingo. “Convidamos a população para conhecer o Parque e estamos abertos para novas sugestões. Temos algumas infraestruturas planejadas para 2023 e 2024. Depois da requalificação, já recebemos feedbacks positivos”, conta.

Espaços

Segundo Moreira, foram implementadas outras infraestruturas em relação ao processo de Educação Ambiental; como objetos que trazem a ideia de bem-estar, lugares para tirar fotos, jardinagem, locais para as crianças, balanços, entre outros. “Tudo foi feito com muito carinho pensando na população e no processo da preservação ambiental. É um Parque em que todo o entorno é urbano, e não são todas as cidades que possuem um local nesta condição. O Parque é um símbolo do município, mas também é uma ideia que queremos levar para outras regiões, lembrando que temos nosso planejamento e em 2023 queremos entregar um outro novo parque que é o Parque do Arvoredo”, argumenta.

Normas

Para utilizar o espaço, existem normas para serem cumpridas que estão especificadas nas placas. Entre as orientações, fica proibido o passeio com animais na trilha. “Nessa situação, o cachorro pode fugir do seu tutor provocando um acidente ou um dano, até mesmo morder ou machucar alguém ou ainda um outro animal da fauna silvestre”, destaca o secretário. Além disso, ele ressalta que existem zoonoses que podem vir para o ser humano e também há possibilidade de serem transmitidas de animal para animal.

Cuidado no Parque Natural

Por ser uma unidade natural, o Plano de Manejo traz algumas condições que são consideradas questões de saúde e de preservação e conservação da fauna silvestre. “No caso dos animais de estimação, se o tutor estiver com ele na guia na Rua Pernambuco, por exemplo, não há problema, pois, é uma área mais aberta e não está em contato com a fauna. Entretanto, tudo isso, do que pode ou não, está bem definido, como por exemplo, o uso de bicicletas, patins e skates na trilha pavimentada”, explica.

No Longines, há diversas espécies de aves, serpentes, tatus e ainda mamíferos que estão sendo monitorados pelas equipes de suporte. “É importante a população lembrar que este espaço, é um Parque Natural e existe a possibilidade de ter esse encontro com a fauna silvestre, por este motivo é necessário ter cuidado ao fazer a visitação e preservar a natureza existente”, conclui o secretário de Meio Ambiente de Erechim.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas