21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Erechim

Pagamento por Serviços Ambientais realiza primeiras remunerações aos agricultores que realizam práticas sustentáveis

O projeto tem como objetivo a conservação da água e do solo em propriedades rurais

teste
Pagamento por Serviços Ambientais realiza primeiras remunerações aos agricultores que realizam práti
Pagamento por Serviços Ambientais realiza primeiras remunerações aos agricultores que realizam práti
Pagamento por Serviços Ambientais realiza primeiras remunerações aos agricultores que realizam práti
Pagamento por Serviços Ambientais realiza primeiras remunerações aos agricultores que realizam práti
Pagamento por Serviços Ambientais realiza primeiras remunerações aos agricultores que realizam práti
Pagamento por Serviços Ambientais realiza primeiras remunerações aos agricultores que realizam práti
Pagamento por Serviços Ambientais realiza primeiras remunerações aos agricultores que realizam práti
Pagamento por Serviços Ambientais realiza primeiras remunerações aos agricultores que realizam práti
Pagamento por Serviços Ambientais realiza primeiras remunerações aos agricultores que realizam práti
Pagamento por Serviços Ambientais realiza primeiras remunerações aos agricultores que realizam práti
Pagamento por Serviços Ambientais realiza primeiras remunerações aos agricultores que realizam práti
Pagamento por Serviços Ambientais realiza primeiras remunerações aos agricultores que realizam práti
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação/ Prefeitura de Erechim

Nesta quarta-feira (28), foi realizada os primeiros pagamentos do Programa Municipal de Conservação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais – PSA. O projeto tem como objetivo a conservação da água e do solo em propriedades rurais por meio da redução da erosão, do assoreamento dos mananciais e do incremento da vegetação em beiras de rios e nascentes com foco no reconhecimento e pagamento aos produtores rurais que aderirem voluntariamente ao Programa.

A remuneração ocorre a partir da certificação de práticas conservacionistas adotadas pelos mesmos, orientadas com vistas à conservação de água e solo dentro da realidade individual de cada propriedade, reconhecendo o agricultor como promotor de práticas ambientais que geram sustentabilidade produtiva e ambiental, e que impactam positivamente na vida de todos.

A solenidade, realizada na propriedade do agricultor Aldo Zanella, localidade da Barragem da Corsan, contou com a presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis, do secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, do presidente da Câmara de Vereadores, Ale Dal Zotto; demais secretários de governo; vereadores; agricultores; produtores rurais; representantes de entidades; comunidade e imprensa.

Conforme explica o secretário de Meio Ambiente, o programa contempla as propriedades localizadas até os limites municipais de Erechim, que componham as Bacias Hidrográficas dos Rios Leãozinho, Ligeirinho, Campo, Cravo, Suzana e Dourado. Também ampliando a possibilidade de captação de água em nosso reservatório de abastecimento local, bem como promover o melhoramento das condições ambientais em todas as Áreas de Preservação Permanente de Erechim.

“Após a realização dos diagnósticos nas propriedades aderidas pertencentes a região da bacia de captação de água para Erechim, hoje iniciamos os pagamentos referentes às nascentes conservadas, para além de comemorarmos juntos a grande adesão a este programa, impulsionarmos ainda mais a divulgação e demonstrarmos assim que este programa traz de fato benefícios aos agricultores e toda a comunidade erechinense”, comenta Cristiano Moreira.

Segundo o prefeito de Erechim, a remuneração dos agricultores ocorre a partir da certificação de práticas conservacionistas adotadas pelos mesmos, orientadas com vistas à conservação de água e solo dentro da realidade individual de cada propriedade. “Reconhecer o agricultor como promotor de práticas ambientais que geram sustentabilidade produtiva e ambiental, e que impactam positivamente na vida de todos. Esse é o nosso objetivo”, afirma Paulo Polis.

“Para nós, enquanto gestores públicos é uma honra estar aqui concretizando estes primeiros pagamentos que são uma forma de reconhecer o trabalho da prática ambiental sustentável realizada por esses agricultores”, declara o prefeito.

Nessa primeira etapa do pagamento por serviços ambientais foram contemplados os agricultores Aldo Maximino Zanella (R$ 500), Clóvis Henrique Tonin (R$ 2 mil) e Doraci José Bortolassi (R$ 500).

Para o agricultor Clóvis Henrique Tonin, que foi o pioneiro a aderir ao programa em junho de 2022, data da sanção da lei do PSA, é gratificante fazer parte desse grande projeto ambiental. “Temos a grata satisfação de termos sido o primeiro a assinar e aderir ao programa junto a Secretaria de Meio Ambiente. Programa esse, essencial para todas as comunidades, sejam elas do meio rural ou do meio urbano. Ainda, é imprescindível para garantirmos a sustentabilidade ambiental. Nós, agricultores que aderiram ao programa, só estamos fazendo a nossa parte: produzir em harmonia e respeito com o meio ambiente. E fica aqui, através do nosso exemplo, o convite para todos os agricultores conhecerem mais as práticas ambientais e produzir protegendo a natureza”, declara o agricultor.

Hoje o PSA conta com 52 proprietários inscritos no Programa e 79 propriedades em todo município.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;