13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim

Inicia semana da pátria em Erechim com acendimento da pira

O tema deste ano é os 200 anos da Independência do Brasil, que acompanha o tema Nacional e Estadual

teste
Inicia semana da pátria em Erechim com acendimento da pira
Inicia semana da pátria em Erechim
Inicia semana da pátria em Erechim
Inicia semana da pátria em Erechim
Inicia semana da pátria em Erechim
Inicia semana da pátria em Erechim
Inicia semana da pátria em Erechim
Por Assessoria de comunicação
Foto Ascom

A Semana da Pátria foi aberta oficialmente na manhã de hoje (1º de setembro) em solenidade na Praça da Bandeira, com o acendimento da Pira da Pátria. A centelha do Fogo Simbólico foi recebida pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis, e o presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Erechim, Cláudio Madalozzo, depois de ser conduzida pelos órgãos de segurança do quartel do 13 BPM até a praça, na área central de Erechim. Estavam presentes o patrono, Olirio Zardo, estudantes da Educação Infantil da rede pública municipal e estadual, autoridades civis e militares, comunidade e a Orquestra do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel.

Tema e os homenageados

O tema da Semana da Pátria de 2022 em Erechim é os 200 anos da Independência do Brasil, que acompanha o tema Nacional e Estadual. A entidade homenageada é a 15ª Coordenadoria Regional de Educação, que completou 70 anos nesse ano, juntamente com Tobias Pereira Sobrinho, que foi delegado de Educação em 1967 e 1968.

Na ocasião, houve o hasteamento dos pavilhões e o canto do Hino Nacional, apresentação do tema da Semana da Pátria, que é os 200 anos de Independência, apresentação dos homenageados e da história de vida do patrono, Olirio Zardo.

Patrono

O patrono, Olirio Zardo, agradeceu o convite e por ser homenageado numa data tão importante. “Uma grande data, 200 anos da Independência do Brasil e dessa grande nação brasileira. Junto tenho registrado esta história desde 1948, faço isso há 74 anos, e me orgulho de ser fotógrafo que registrou tantas imagens neste Brasil e na querida Erechim. Acompanhei as novas gerações e antigas, Carlos Irineu Pieta e Eduardo Pinto, e, aqui hoje, nosso prefeito Paulo Polis. Erechim, a Capital da Amizade, e isso já diz tudo, beijo e um abraço a todos e, principalmente, aos jovens que são o futuro da nossa pátria, querido Brasil. A todos o meu muito obrigado”, disse.

Entidade homenageada

A coordenadora da 15a CRE, Juliane Bonez, representando a entidade homenageada da Semana da Pátria, 15ª Coordenadoria Regional de Educação, disse que a história é construída por muitas pessoas, a maioria pessoas que não se conhece.

“São 70 anos de história da 15a CRE e todos foram muito importantes, e este é um momento muito lindo. A pátria somos todos nós, com nossa caminhada e legado. A vida da Educação é feita por pessoas, e nenhuma profissão tem tanto contato com a vida e o crescimento das pessoas como a Educação”, disse.

Liga de Defesa Nacional – Núcleo Erechim

O presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Erechim, Cláudio Madalozzo, disse que a Independência é o marco maior da história brasileira. “Enquanto formos patriotas vamos conseguir concretizar o desenvolvimento econômico e social do país”, disse.

Educação

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, disse que a Educação, tema proposto da homenagem, é central na administração municipal e quando se fala em desenvolvimento econômico, socioambiental e humano. “Educação é pilar de qualquer cidade, Estado ou país que quer fazer com que as diferenças diminuam e as oportunidades aumentem. Então, com a homenagem da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Erechim para a 15a CRE, é fundamental falarmos em cidadania com tantas crianças e professores”, disse.

Cidadania

Segundo o prefeito, Paulo Polis, num momento que há tantas facilidades, smartphones, internet, redes sociais, às vezes as pessoas se esquecem do básico. “De olhar para o ser humano, de cuidar de uma criança, ver como está a educação na sala de aula, de ver como está a educação em casa, porque a educação é complementar, ela não ocorre somente na escola, mas, também, em casa, então, é fundamental falar sobre isso na Semana da Pátria, já que precisamos tanto de cidadania”, afirma.

E, acrescenta, “há tantos conflitos existindo através das redes sociais, sobre questões fundamentais, que é impossível não falarmos sobre cidadania, acompanhamento das crianças, das famílias, da saúde mental”.

Passado e futuro

“A história está representada aqui hoje pelo senhor Olirio Zardo, que é um orgulho para a cidade de Erechim, e o futuro, por todas estas crianças presentes. Erechim é referência na área municipal e estadual em Educação e temos que continuar fazendo com que isso aconteça, cada vez mais, com mais qualidade e inclusão”, comenta.

Orgulho de ser erechinense

“A resposta é sim, tenho orgulho de ser erechinense e ter nascido no Alto Uruguai, orgulho de ser brasileiro, porque esta cidade foi construída por cada um de nós, por cada entidade – Erechim é a 12a melhor no país para se viver e investir -, todos têm um pouco desta história, cada um colocou um pilar nesta construção. Então, é importante na semana em que a gente referencia a pátria, se reconheça todo este talento e trabalho que cada um de nós empresta para nossa cidade e, em nome do município de Erechim, estamos orgulhosos de sermos erechinenses, muito obrigado”, disse.

Concurso Cultural

A solenidade também marca a entrega da premiação do Concurso Cultural da Liga da Defesa Nacional – Núcleo Erechim, que abordou a temática dos 200 anos da Independência do Brasil. Participaram estudantes da educação infantil da rede pública municipal e estadual.

Trabalhos premiados

PRÉ B

1o lugar: Lorenzo Pietro Veroneze – Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê

2o lugar: Luis Gustavo Perosa - Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê

1o ANO

1o lugar: Pedro Henrique Simionato - Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê

2o lugar: Izabelly Vitória Ribeiro da Silva – Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro II

3o lugar: Pedro Henrique Cadis - Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro II

2o ANO

1o lugar: Isabeli Valentina Rossi – Escola Estadual de Educação Básica Dr. Sidney Guerra

2o lugar: Nicolas Vasques Dequi - Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê

3o lugar: Gabriela Orlowski Vitoslawski – Escola Estadual de Ensino Fundamental Roque Gonzales

3o ANO

1o lugar: Samuel Paulo Dias de Abreu – Escola Estadual Ensino Fundamental Dr. José Vicente da Maia

2o lugar: Isabelly Valentina Rodrigues - Escola Estadual de Educação Básica Dr. Sidney

3o lugar: Eric Mateus de Mello - Escola Estadual de Educação Básica Dr. Sidney

4o ANO

1o lugar: Gabriel Dariva Pelin - Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê

2o lugar: Pedro Henrique Sarginski – Escola Estadual Ensino Fundamental Dr. José Vicente da Maia

3o lugar: Agatha de Lima Moreira – Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro II

5o ANO

1o lugar: Nicole De Cesaro - Escola Estadual Ensino Fundamental Dr. José Vicente da Maia

2o lugar: Ana Luiza Claro – Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali

3o lugar: Ana Luiza da Silva – Escola Estadual de Ensino Médio Irany Jaime Farina

6o ANO

1o lugar: Tailuane Sabrina de Quadros da Silva - Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro II

2o lugar: Lorenzo Talgatti - Escola Estadual de Ensino Fundamental Roque Gonzales

3o lugar: Josemar Affonso da Costa – NEEJA

  •  

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas