21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Segurança

13º BPM comemora 48 anos

teste
Solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores
Por Alan Delfin Dias
Foto Alan Delfin Dias

Solenidade na Câmara de Vereadores de Erechim celebrou o aniversário de 48 anos do 13° Batalhão de Policia Militar. O evento, na tarde de sexta-feira (12), reuniu autoridades militares, civis, lideranças regionais e convidados e foi marcado pela entrega da Comenda do 13° BPM, criada em 2014 para homenagear cidadãos civis ou militares, instituições e entidades que, no exercício de suas funções e atividades, tenham contribuído para elevar o grau de segurança pública na região do Alto Uruguai.

Até o ano de 1969, a região de Erechim possuía guarnições da Brigada Militar pertencentes ao 3º Regimento de Polícia Montada de Passo Fundo. Em 1970, por ato do então governador do Estado, coronel de Polícia Militar, Walter Peracchi de Barcellos, foi criada a 1ª Companhia de Polícia Militar Independente, tomando para si a responsabilidade sobre a região do Alto Uruguai. Em 13 de agosto 1974 a Companhia foi transformada no 13º Batalhão de Polícia Militar.

Atualmente o 13º BPM atende 37 municípios, cerca de 300 mil habitantes e uma frota de aproximadamente 180 mil veículos, sendo o maior Batalhão do Estado em número de municípios.

 

Exemplo para o país

Protagonista no cenário estadual, referência em ações e programas que servem de exemplo aos demais Batalhões da Brigada Militar e do país, em conjunto com demais poderes, instituições e voluntários, desenvolveu o Programa Sentinela, que conta hoje com quase 300 câmeras, o Programa de Cercamento Eletrônico Regional e o Programa Novo Rumo de Georreferenciamento Rural. Até o momento foram mapeados cinco mil quilômetros de vias não pavimentadas e oito mil propriedades rurais em dezessete municípios.

Publicidade

Blog dos Colunistas

;