15°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

Senac Erechim inscreve para curso Técnico em Informática presencial

Na capacitação com carga horária de 1200 horas, o aluno aprenderá a planejar e executar a montagem e manutenção de computadores, além de diversas atividades dentro da área

teste
Curso de informática
Por Assessoria de comunicação
Foto Ilustrativa

O curso de Técnico em Informática do Senac Erechim é uma capacitação promissora em termos de possibilidades de ingresso no mercado de trabalho. Para oportunizar a formação em uma das áreas que mais necessitam de profissionais qualificados, a escola está com uma turma iniciando no dia 22 de agosto com encontros presenciais às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h.  

No segmento informática as projeções apontam que, até 2024, a demanda por profissionais no Brasil chegará a 70 mil por ano. Na contramão, o número de formados será de 46 mil, conforme a Brasscom -.Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais.  

O coordenador de Cursos da área de Informática do Senac Erechim, Rogério Ciotti, aponta que a falta de profissionais qualificados também é registrada no município. Conforme dados baseados no Censo de 2020, de 183 alunos que ingressam em cursos no setor apenas 31 concluem a formação. "O mercado de trabalho está disputando profissionais, ou seja, não esperam se formar (quando há formandos) para contratar ou contratam de outras empresas. O turnover (taxa de rotatividade de funcionários) aumentou significativamente. A não existência de mão-de-obra qualificada neste setor faz com que as companhias aumentem suas propostas salariais, assim como aliciem funcionários de outras propondo melhores condições e benefícios", revela.  

No curso Técnico em Informática do Senac Erechim, com carga horária de 1200 horas, o aluno aprenderá a planejar e executar a montagem e manutenção de computadores, instalar hardware e software, desenvolver algoritmos, executar processos de codificação, desenvolver e organizar elementos estruturais de sites, entre outros conteúdos. Como diferencial, o participante aprende o desenvolvimento de software e execução de processos em desenvolvimento de banco de dados.  

Segundo Ciotti, a qualificação oportuniza trabalho em três grandes áreas: manutenção de computadores, desenvolvimento de softwares e manutenção e gestão de redes residenciais e empresariais. Além disso, explica que a metodologia do Senac prepara o aluno com base no desenvolvimento de competências e experiências em sala de aula. “Apresentamos situações de aprendizagem que fazem com que o aluno busque o conteúdo e desenvolva a capacidade de absorver o conhecimento por si só após a finalização do curso.”  

Informações sobre cursos e inscrições podem ser acessadas por meio do site www.senacrs.com.br/erechim, pelo telefone (54) 3522-2999 ou WhatsApp (54) 99945-1225. O Senac Erechim está localizado na Praça da Bandeira, 26 – Centro. 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas