25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

Garra Pré-Vestibular Erechim realiza simulado de Enem para mais de 100 alunos

A prova realizada neste fim de semana, nos moldes compatíveis do Exame, além de preparar o participante para o teste, tem o objetivo de avaliar o nível de conhecimento dos estudantes

teste
Aproximadamente 150 estudantes participaram do Simulado Evolucional do Enem neste fim de semana, org
Aproximadamente 150 estudantes participaram do Simulado Evolucional do Enem neste fim de semana, org
Diretor do Garra Pré-Vestibular Erechim Nederson Espindola
Por Taiane do Carmo
Foto Taiane do Carmo

Neste fim de semana o Garra Pré-Vestibular Erechim, realizou um simulado para mais de 100 alunos participantes do curso preparatório, que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro. O Simulado Evolucional estruturado com os mesmos moldes do Enem, além de preparar os estudantes para o teste, teve o objetivo de avaliar o nível de conhecimento de cada aluno.

Estrutura do Simulado

As provas aconteceram neste sábado (21) e domingo (22) de forma presencial, sendo organizado da seguinte forma: abertura dos portões às 12h30, fechamento às 13h e início do simulado às 13h30. No primeiro dia, os participantes tiveram cinco horas e meia para realizar a prova de Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. Já no segundo dia, foram cinco horas para fazer a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

O simulado seguiu as mesmas regras do Enem, sendo realizado com caneta esferográfica de tinta preta e preenchimento do cartão resposta.

Objetivo

De acordo com o diretor da Garra Pré-Vestibular Erechim, Nederson Espindola, a intenção de realizar a atividade é simular a situação que o estudante enfrentará nos dias 13 e 20 de novembro (datas do Enem), além de contribuir em sua preparação.

“O Enem se caracteriza por ser uma prova totalmente diferente de vestibulares ou provas de Colégio que o aluno está acostumado. Geralmente elas possuem uma duração de 30, 45min no máximo. Aquelas de vestibulares têm duração de três horas por exemplo; já o Enem é uma prova extremamente cansativa, com duração de cinco horas e meia. Por este motivo, o participante precisa estar preparado, em como deve se comportar nestas cinco horas e meia”, explica.

O diretor salienta, que a correção do Enem é feita pelo sistema TRI –Teoria de Resposta ao Item, conhecido como um método “antichute”, aonde não importa o número de questões que o estudante irá acertar, mas quais questões acertará.

Garra Pré –Vestibular

Atualmente, o curso preparatório do Garra Pré-Vestibular Erechim é composto da seguinte forma: uma turma em tempo integral (Intelectus) com cinco períodos na parte da manhã e quatro à tarde. 

O Extensivo +, realizado de segunda a sexta-feira com 25 períodos semanais e ainda o Extensivo à Noite de segunda à sexta-feira com 20 períodos semanais. Além disso, possui a turma do Pré- Enem de segunda a quinta-feira com 16 períodos semanais.

“Além disso, iniciamos na segunda-feira (16) uma turma específica em preparação para o Enem com aulas de segunda à quinta-feira que vão até o mês de novembro. É importante ressaltar que o Simulado Evolucional realizado pelo Garra neste fim de semana, foi elaborado por uma empresa especializada na Teoria de Resposta ao Item (TRI), aonde não participaremos da correção. Os gabaritos irão para a cidade de São Paulo e serão corrigidos com o mesmo critério do Enem”, destaca Nederson.

Importância

Segundo o diretor, o objetivo destas atividades além de preparar os alunos e mostrar a realidade de como funciona o Exame Nacional do Ensino Médio, é despertar a capacidade cognitiva dos participantes para a ação intelectual. “É importante os estudantes saberem como se comportar diante das questões modelo do Exame, que são diferentes de questões de vestibulares do RS ou do Brasil, se adaptar a esses formatos para quando se depararem com a prova do Enem, estarem preparados”, finaliza.

Conforme a direção do Garra, além deste simulado haverá mais uma prova no decorrer no ano, com o objetivo de preparar e testar os conhecimentos dos estudantes antes da realização da prova do Enem.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas