A Secretaria da Educação de Erechim, por meio do Programa de Educação Integral Castelinho, aliado ao Programa AABB Comunidade, acolhe o Projeto Yoga e Meditação na Educação. O objetivo das ações é oportunizar, aos estudantes das escolas municipais, acesso ao reconhecimento das tecnologias e estruturas biopsicossomáticas do seu próprio corpo, mente e emoções, por meio de técnicas de Ioga e Meditação, que despertam talentos e vocações.
As práticas também estimulam a harmonia e o equilíbrio da produção hormonal pelo organismo como um todo, melhorando sua autopercepção, autoestima, autogestão e, consequentemente, seu desempenho, não apenas escolar, mas em todas as áreas da vida e em todas as dimensões de seus relacionamentos.
A ideia é que o projeto Ioga e Meditação na Educação proporcione momentos e espaços de silêncio aos estudantes, essenciais para que eles possam perceber e observar a si e ao seu entorno, a fim de ampliar seu repertório relacional consigo e com o outro, bem como seu poder de compreensão, de argumentação e síntese.
Ao incorporar a Tecnologia de Ioga, com a Prática Diária (Sadhana), as crianças aprendem a lidar com suas emoções, ansiedades, angústias, tristezas e alegrias, reconhecendo-as como elementos que contribuem imensamente para seus processos de aprendizagem e desenvolvimento, além de estimulá-los a identificar suas próprias dificuldades e transformá-las em desafios naturais do processo de aprendizagem, crescimento e realização pessoal e coletiva.