25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

Enem: professor dá dicas de como escolher o curso superior

Luiz Eduardo Mello Malafaia, do Garra Pré-Vestibular Erechim, destaca as profissões do futuro e explica os critérios que devem ser levados em consideração

teste
As inscrições para o Enem que iniciaram nesta terça-feira 10, prosseguem até 21 de maio e devem ser
Por Taiane do Carmo
Foto Divulgação

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estão abertas desde terça-feira (10) e somente no primeiro dia, foram registradas mais de 1 milhão de participações, de acordo com o ministro da Educação Victor Godoy Veiga.  O prazo se estende até o dia 21 de maio e se o ritmo for mantido, a previsão é de que esse número supere o ano passado, quando teve 3 milhões de participantes.

Enem

A prova do Enem, é a porta de entrada para ingressar em um curso superior em instituições privadas de todo o país. Além disso, permite ao candidato participar dos programas federais como o Programa Universidade para Todos (ProUni), Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

A dúvida que a maioria dos estudantes e candidatos possuem antes e após fazer a prova é: Qual curso escolher? Qual seria a profissão do futuro? Pensando nisso, conversamos com o professor de português do Garra Pré-Vestibular Erechim, Luiz Eduardo Mello Malafaia, formado em Letras Português/Espanhol pela PUCRS e formado em Marketing e Comunicação pela ESPM em Porto Alegre, para orientar os candidatos sobre estas questões.

De acordo com ele, a escolha do curso é muito mais que uma escolha profissional. A seguir acompanhe as dicas e orientações.

P: Professor, para o estudante ou participante que fará o Enem 2022 e está em busca de uma profissão, quais são as orientações na hora de escolher o curso?

A escolha do curso é muito mais que uma escolha profissional. É uma escolha de um projeto de vida do qual muitas pessoas, provavelmente, dependerão ou estarão inseridas na opção em análise. Ler sobre as possibilidades futuras e sobre as evoluções em cada área de atuação é sempre uma boa sugestão para uma escolha adequada. Projetar-se como um profissional atuante naquilo que se quer para si é o melhor teste vocacional. Satisfação, alegria e prazer se sobrepõem ao dinheiro. Um excelente profissional precisa realizar o seu labor com prazer e com satisfação. Por isso, o maior número de informações (grade curricular, conceito da universidade, credibilidade no mercado...) é a garantia do sucesso.

P: Em sua avaliação quais são as profissões do futuro, que devem ser levadas em consideração antes de ingressar na faculdade?

A Medicina continuará sendo a escolha da maioria dos alunos. Não pelo status, mas pela realização profissional motivada por questões como, por exemplo, a pandemia, as necessidades das pessoas. Penso que as profissões ligadas à tecnologia estarão à frente por conta da oferta e da procura cibernética que já ocorre hoje. Design, Analista de Sistemas, Gestor de Informação, Cientista de Dados, Desenvolvedor de Aplicativos além das tradicionais, mas com uma roupagem nova (Direito, Biomedicina, Psicologia, Letras e outros...).

P: As inscrições para fazer o Enem abriram nesta semana, dá tempo de se preparar, por onde começar?

No Garra, iniciaremos na semana que vem o curso preparatório para o ENEM. Se ainda dá tempo para se preparar? Sem dúvida. Para tanto, estudar, ler, escrever, realizar exercícios e montar resumos são algumas das ferramentas que o aluno precisa persistir (sim, esse é o termo) para recuperar prováveis lacunas deixadas por uma preparação fragilizada que talvez tenha ocorrido no ensino médio. Para isso existimos! Essa é a nossa especialidade. Além de tudo, esse é o nosso prazer.

Provas

Neste ano as provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30. Para fazer o exame, é necessário pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 85, que pode ser realizado por meio de Pix, cartão de crédito ou boleto bancário até o dia 27 deste mês.

Os estudantes que solicitaram isenção, também deverão fazer a inscrição por meio da página do participante.

Publicidade

Blog dos Colunistas