25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

A contribuição das metodologias ativas da Medicina na promoção e prevenção em saúde

Acadêmicos do curso de Medicina da URI participaram do “Seminário Relâmpago - Batalha Científica”, ministrada pelo professor Samuel Salvi Romero

teste
Seminário mostrou o protagonismo dos alunos no desenvolvimento das metodologias ativas
Seminário mostrou o protagonismo dos alunos no desenvolvimento das metodologias ativas
Iniciativa mobilizou acadêmicos da turma 2020
Por Setor de Comunicação URI
Foto Ascom

Acadêmicos do curso de Medicina da URI (turma 2020) participaram, na sexta-feira (6), no Anfiteatro, do “Seminário Relâmpago - Batalha Científica”, dentro da disciplina de Promoção e Prevenção em Saúde I, ministrada pelo Professor Samuel Salvi Romero.

A iniciativa se constituiu num desafio, baseado na metodologia de sala de aula invertida, observando a construção de dois seminários, em que duas equipes estariam se desafiando na elaboração de materiais científicos voltados para as evidências da Vigilância Sanitária X Vigilância Epidemiológica.

Cada equipe era responsável pelo desenvolvimento dos conteúdos, subsidiados por estruturas da Saúde Coletiva, Medicina e Políticas Públicas, sob orientação da Medicina Baseada em Evidências. Ao organizarem os materiais, os alunos deveriam, em 35 minutos, realizarem a abordagem do tema, de maneira a potencializar a vigilância sob seus auspícios, enquanto, na sequência, a outra equipe realizaria o inverso. A natureza das discussões esteve baseada em conceitos, bibliografias, buscas, fatos, discussões contemporâneas e muito domínio do conteúdo.

Ao mesmo tempo, as equipes eram avaliadas pelo professor da disciplina e por uma banca externa convidada, composta por duas profissionais da 11ª Coordenadoria de Saúde, Eliane Carvalho e Eliana Lira, respectivamente, dos setores de Vigilância Sanitária e de Educação Permanente em Saúde. A condução dos processos deferiu empate científico, compreendendo a magnitude das exposições e o desenvolvimento dos temas em questão.

A atividade mostrou a relevância das metodologias ativas no Curso e também o protagonismo do aluno no desencadeamento de estruturas acadêmicas potentes e consolidadas pela visão científica do próprio aluno.

Publicidade

Blog dos Colunistas