21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Segurança

Criação do CRPO Erechim segue indefinida

teste
Secretário adjunto da Secretaria da Segurança Pública do Estado, coronel Marcelo Gomes Frota, em enc
Por Alan Dias
Foto Alan Dias

O secretário adjunto da Secretaria da Segurança Pública do Estado, coronel Marcelo Gomes Frota, esteve em visita a Erechim na tarde de ontem (15).

Na oportunidade participou de reunião com o prefeito Paulo Polis e representantes das forças policiais de Erechim e região. O encontro ocorreu no Salão Nobre da prefeitura e entre as questões levantadas, a criação do CRPO (Comando Regional de Policiamento Ostensivo) no município, assunto cuja discussão vem ganhando força nos últimos meses, mas que segue indefinido.

Segundo o secretário adjunto, “o governo do estado, de Eduardo e Ranolfo, se caracteriza pelo diálogo, e desde o início vem dialogando sobre essa questão. Sou muito favorável a isso. Tenho sido um advogado desta questão, desde que a Brigada Militar apresentou este estudo de estado-maior com relação a esta articulação, mas talvez tenhamos perdido o melhor momento, que foi ali no segundo semestre de 2020 e ao longo de 2021. Tivemos discussões, fomos muito incisivos em relação a isso, mas passou essa oportunidade”.

O CRPO Planalto, é responsável por 83 município, inclusive pela região Alto Uruguai. Caso seja aprovada a mudança, o CRPO Erechim passaria a atender cerca de 37 cidades, desafogando o comando em Passo Fundo.

 

Desafio maior

Para ele, 2022 “se apresenta com outras características, tem a questão eleitoral, o refinanciamento da dívida com a união, então, tem algumas coisas nesse cenário que tornam o desafio ainda maior”.

O coronel disse ainda, acreditar que a rearticulação dos Comandos Regionais não resultaria em impacto financeiro, mas ainda é preciso verificar com a Secretaria da Fazenda e obter o aval da Procuradoria-Geral do Estado.

 

Modelo para o estado e o país

O secretário elogiou a segurança pública na região. Para ele, “é modelo para o restante do estado e até do país. É modelo por causa do Programa Sentinela, do Projeto de Georreferenciamento Novo Rumo, por causa da integração, que não apenas acontece entre a Brigada Militar e a Polícia Civil, mas se dá no nível da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, do Ministério Público, do Poder Judiciário, entre outros. É modelo porque o serviço de inteligência da Brigada Militar interage com o da Polícia Civil, e vice-versa. Não é à toa que Erechim está sem homicídios desde o início deste ano”.

 

Prefeito Polis

O prefeito Paulo Polis também ressaltou a integração entre as forças e os poderes do município, destacando que o apoio acontece inclusive de forma financeira. Também elogiou o atual governo que, segundo ele, está dando atenção para a região. “O Alto Uruguai voltou a fazer parte do estado em muitas situações”.

Publicidade

Blog dos Colunistas

;