25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Erechim

SAMU e Ambulância Cidadã registraram mais de 5 mil atendimentos em 2021

teste
Divulgação/PM Erechim
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação/PM Erechim

Os atendimentos de urgência e emergência de Erechim, através do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU) e da Ambulância Cidadã trabalharam sem interrupção durante o ano de 2021 para salvar vidas. Durante o ano, foram registrados 5.537 atendimentos no município – isso representa 461 atendimentos por mês, sendo em média 16 atendimentos por dia.

De acordo com a coordenadora dos serviços, Elaine Strassburg, a pandemia da Covid-19 foi um desafio neste período. “Nós optamos por trabalhar com uma equipe com uma ambulância exclusiva para atendimento de pacientes confirmados ou sintomáticos da doença, além de todas demandas de outros atendimentos que já temos”, explica.

 

Quando acionar o serviço?

O serviço funciona 24 horas por dia, sendo o SAMU acionado através de ligação gratuita no Disque 192 e a Ambulância Cidadã através do Disque 160.

O SAMU atua em ocorrências com vítimas de acidente de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma de fogo e arma branca, quedas de altura, afogamentos, engasgo e queimaduras. O serviço também pode ser acionado para casos obstétricos, infartos (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), pacientes em surto psiquiátrico e casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Já a Ambulância Cidadã trabalha em paralelo ao SAMU. Entre todos os atendimentos também realiza deslocamento de pacientes acamados, sem mobilidades e transferências de pacientes que necessitem de ambulância fora do domicílio.

As equipes atuantes são capacitadas, qualificadas obedecendo a norma técnica do SAMU. Ao longo deste ano de 2022 o objetivo é de ter um calendário de atividades capacitando e atualizando ainda mais a equipe de socorristas.

Além disso, o serviço destaca que oferece a comunidade os projetos ‘SAMU na Escola’ e ‘SAMU Erechim’ com a finalidade de instruir sobre medidas de socorro a uma pessoa em risco.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas