25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Rural

Agricultura familiar: reunião produtiva

teste
Divulgação /O Sutraf Alto Uruguai
Por Da Redação [email protected]
Foto Divulgação/O Sutraf Alto Uruguai

O Sutraf Alto Uruguai realizou a primeira reunião ordinária de 2022, na quarta-feira (5). Durante o encontro foram tratados temas relacionados a estiagem e ao calendário de ações da Sutraf para todo o ano. Na ocasião, também foram debatidas as atividades relacionadas ao trabalho de base com os agricultores. Nos dias 12 e 13 de janeiro acontecem encontros preparatórios para organização das ações. 

A campanha de sindicalização e as eleições sindicais também estiveram em pauta, além da organização para participação do Fórum das Resistências, que acontece nos 27 e 28 deste mês, em Porto Alegre. O encontro também foi uma oportunidade para discutir a assembleia geral do Sutraf, os cursos de formação; a organização das mulheres agricultoras; finanças; eleições gerais, entre outros assuntos.

Segundo o coordenador geral do Sutraf Alto Uruguai, Alcemir Bagnara, um dos temas que mais gerou debate foi a estiagem. Ele explica que foi realizado um levantamento dos municípios da região onde há decreto de emergência causado pela falta de chuvas. Além disso, foi realizado um diagnóstico de perdas e possíveis ações que o Sutraf Alto Uruguai vai desenvolver para auxiliar os agricultores familiares neste momento. “Nós vamos continuar reforçando para que todos os municípios, que tiveram perdas, façam o decreto de Situação de Emergência, e vamos dialogar com cada município e com as lideranças locais para que sejam tomadas medidas que de fato atendam às necessidades dos agricultores”, disse.

Bagnara comentou que o ano está começando e as lideranças do Sutraf Alto Uruguai demonstraram muita disposição aos desafios que serão enfrentados no próximo período, porém, todos manifestaram muita preocupação com o aumento nos casos de Covid-19 dos últimos dias, o que pode representar uma nova paralização das atividades. “O balanço é que foi uma reunião bastante produtiva, com as metas estabelecidas e, principalmente, um conjunto de atividades que vão começar de forma intensa ainda no mês de janeiro”, finalizou. Participaram da atividade coordenadores das sedes municipais do Sutraf Alto Uruguai.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas