25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Geral

AMAU se reúne com Famurs para buscar soluções sobre a estiagem

Até o começo da tarde desta segunda-feira, 3, mais de 50% dos municípios da região já haviam decretado situação de emergência em razão da seca

teste
Divulgação
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

O presidente da AMAU, Paulo Polis, e os vice-presidentes da entidade, Neninho Florek (Centenário) e Beto Bordin (Jacutinga), preocupados com a situação de estiagem na região, realizaram reunião virtual nesta segunda-feira, 3, com o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, para discutir alternativas capazes de minimizar os estragos da seca. 

Durante a conversa, Polis informou que mais de 50% dos municípios da AMAU já decretaram situação de emergência (número que deve subir nos próximos dias), e aguardam a homologação da Defesa Civil Estadual. O presidente também apresentou algumas das ações que estão sendo desenvolvidas pelas prefeituras do Alto Uruguai, e antecipou que a assessoria da AMAU está realizando levantamento a fim de estimar, detalhadamente, as perdas em cada município, bem como a situação de abastecimento nas propriedades. “A seca é hoje uma de nossas principais preocupações”, resumiu Polis. 
O estudo da AMAU – que será apresentado em reunião da Famurs no dia 10 de janeiro e também encaminhado ao governo do Estado, num pleito coletivo – vai ouvir o que cada executivo entende que é necessário fazer para viabilizar soluções de curto, médio e longo prazo para o problema da estiagem – situação recorrente na região. 
 

Pauta extensa
O presidente Bonotto explicou que a reunião da Famurs, na próxima semana, tratará de temas como zoneamento agrícola, dívidas da agricultura, liberação de recursos, linhas de créditos e detalhes do Avançar na Agricultura. Todos os 497 prefeitos (as) do Rio Grande do Sul foram convocados – sendo que a AMAU estará presente. A orientação da Famurs é que os presidentes das Associações Regionais e as entidades participem de forma presencial e os demais prefeitos de forma virtual. 
Participam da mobilização: Prefeitos(as), Secretaria da Agricultura do RS, Ministério da Agricultura, Superintendência da Agricultura, Emater, Defesa Civil, AL/Comissão de Agricultura, Fetag, Federasul, Farsul, Fecoagro, Consema/Famurs (representante dos secretários de agricultura), Associação de Produtores.

Publicidade

Blog dos Colunistas