25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Geral

Como acalmar um pet na queima de fogos

Médico veterinário Diego Agazzi, indica técnicas aos tutores, que podem amenizar o sofrimento dos pets durante a queima de fogos

teste
Médico veterinário Diego Agazzi, indica técnicas aos tutores, que podem amenizar o sofrimento dos pe
Por Da Redação
Foto Arquivo pessoal

As datas festivas trazem consigo o stress dos pets com os shows luminosos, que produzem barulhos, e causam desconforto em muitos animais. Existem algumas técnicas que o tutor pode utilizar para transmitir segurança e calma ao seu pet, até acabar a queima de fogos de artifício, que são de extrema importância para que o final de ano seja comemorado sem intercorrências. Para isso, o médico veterinário Diego Agazzi, faz recomendações aos tutores.

Não deixe o pet sozinho

Deixar o bichinho sozinho neste período pode transmitir a sensação de perigo para ele, levando a entender que precisa fugir para procurar segurança, e este ato pode acarretar machucados graves e até óbito. Em animais com histórico de epilepsia ou convulsões, a companhia de alguém conhecido é de extrema importância, já que o barulho pode servir de gatilho para desencadear um quadro convulsivo, e se estiver acompanhado receberá cuidado imediato caso uma crise seja deflagrada.

Crie um ambiente seguro

Criar um ambiente que transmita a sensação de segurança e assegure ao pet que o barulho está do lado de fora, e não representa perigo para ele, também é uma técnica muito útil. Além disso, o tutor pode criar esse ambiente fechando janelas, portas e cortinas. É válido também acostumar o animalzinho a esse local alguns dias antes da queima de fogos, podendo recompensá-lo com petiscos e brinquedos, ou, para gatos, utilizando feromônios para atraí-los ao cantinho seguro.  

Tenha atitude positiva

Muitos pets observam o comportamento dos tutores, o que reflete diretamente no comportamento deles. Durante o período de queima de fogos, tente manter expressão positiva e transmitir segurança para o bichinho passar por esse momento com calma.  

Uso de medicação

Alguns medicamentos podem ajudar na hora da queima dos fogos de artifício. Estes produtos não deixam o animal dopado, apenas tranquilo para se acostumar com o barulho. Para utilizar estes medicamentos o tutor deve consultar um médico veterinário de confiança para que seja avaliada a melhor opção para o caso do animalzinho.

Acostume o pet aos barulhos altos

Acostumar os pets ao barulho mais alto também é uma técnica que ajuda muito. O tutor pode utilizar uma caixa de som, distrair o animalzinho com petiscos e brinquedos e aumentar o volume de forma lenta e gradual, no tempo dele, conforme ele for demonstrando estar se acostumando ao barulho.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas