25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Rural

Seca: situação cada vez mais alarmante

Sutraf Erechim discute estiagem na região junto ao Conselho Municipal de Agricultura. Perdas já chegam a 40% no milho, 15% da produção de leite e 10% da produção de soja

teste
Reunião com representantes de diversas entidades
Por Da Redação
Foto Divulgação

A situação cada vez mais alarmante enfrentada pelos agricultores foi pauta do encontro do Conselho Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e Erechim. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, 21 de dezembro, contando com a participação de representantes de diversas entidades.

O coordenador do Sutraf Erechim, Adilson Szady, que também é vice-presidente do Conselho, conta que solicitou a reunião para que se pudesse encaminhar Decreto de situação de Emergência para Erechim. “ Tem alguns pontos o município que tiveram precipitação de chuva, mas em compensação temos grande parte das propriedades em que choveu apenas 15mm ao longo de todo o mês. O milho tem uma demanda significativa de água, então isso prejudicou muito do desenvolvimento e floração do milho”, comenta.

Durante a reunião os presentes apresentaram situações em decorrência da estiagem, destacando que as perdas já chegam a 40% no milho, 15% da produção de leite e 10% da produção de soja. “ A cada dia que passa essa situação se agrava mais e pior que não temos previsão de chuvas significativas nos próximos dias. O mês de dezembro choveu muito pouco, com chuvas espaçadas em alguns lugares e a preocupação para frente é que não tenhamos água para consumo humano e dos animais”, disse Szady.

O Conselho juntamente com as entidades participantes deverá apresentar os dados das perdas solicitando que o Decreto de Situação de Emergência por parte do município. “ A tendência é a situação se agrave, por isso vamos fazer o levantamento de perdas, buscando soluções a curto, médio e longo prazo para auxílio aos agricultores”, finalizou.

O Sutraf Alto Uruguai tem manifestado preocupação com a estiagem, por isso vem orientando que nos municípios os agricultores procurem o Sindicato relatando suas perdas.  Nas cidades onde as perdas já são significativas, a indicação é que as sedes municipais do Sutraf também cobrem junto ao poder público a publicação do Decreto de Situação de Emergência.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas