25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Rural

Técnicas de manejo em erva-mate e fruticultura são abordadas em dia de campo em Floriano Peixoto

teste
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Técnicas de manejo de erva-mate e de fruticultura, dentre elas poda, adubação e implantação de ervais, foram repassadas durante um dia de campo realizado em Floriano Peixoto, na quarta-feira (1º/12), com a participação de 50 produtores.  As atividades foram realizadas na parte da manhã no Ginásio de Esportes, e à tarde em duas propriedades, com atividades práticas. As orientações foram repassadas pelos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar Vilmar Tonello, Luiz Angelo Poletto, Jonas Farina e Ivonir Biesek.

O extensionista Vilmar Tonello orientou sobre ações de manejo voltadas para a fruticultura, visando pomares com qualidade e rentabilidade. Na área de videiras, destacou ações importantes como cobertura do solo, dessecação e cuidados com produtos sistêmicos e remoção da brotação para não prejudicar o parreiral, além de tipos de enxertia e suas épocas, procedimentos de controle de pragas e doenças. Quanto ao cultivo de pêssego, recomendou a cobertura de solo nas variedades para mesa. “Esta cultura também é uma boa alternativa de produção, mas tem que ter qualidade, fazer os manejos de raleio e tratamentos, pois o consumidor avalia a fruta pela aparência”, explica. Tonello abordou ainda os cultivos de laranja, morango e figo como boas alternativas de produção, destacando a importância de também inserir outras variedades de laranja, por exemplo, que produzam em épocas diferentes. Em Floriano Peixoto, um produtor está iniciando o cultivo de amora, mirtilo e framboesa, cujos pomares ainda não estão em produção.

Poletto fez as recomendações sobre as técnicas de manejo para implantação dos ervais, com relato da situação da erva-mate na região. Também expôs os resultados de 20 análises de solo, cujas amostras apontaram que os ervais da região têm deficiências de matéria orgânica e de nutrientes, o que reduz a produção de massa. O extensionista chamou atenção para a importância da qualidade das mudas de erva-mate, do manejo adequado na poda, entre outras ações para obter ervais com produtividade e rentabilidade econômica.

Na parte da tarde, na propriedade do produtor Lidio Gubert, os participantes acompanharam as orientações práticas sobre erva-mate. O extensionista rural Jonas Farina fez práticas de coleta de solo para análise e repassou outras orientações sobre manejo de solo. O extensionista Biesek fez demonstração de podas, destacando a importância do uso de equipamentos adequados para a prática como o uso de tesouras de poda ao invés de facões, que danificam a planta e deixam entradas para fungos e doenças, além de cuidados com a parte das folhas e raízes da planta.

Na propriedade do produtor Gracelino Zanivan foram repassadas orientações sobre ações de manejo sobre fruticultura, especialmente da videira, com visitação ao parreiral. No local, o extensionista Vilmar Tonello reforçou de forma prática as orientações repassadas pela manhã na sua fala.

Após as atividades práticas, os participantes puderam degustar os vinhos produzidos na Cantina Zanivan, que foi legalizada pelo Programa Estadual do Vinho Colonial.

 

Abertura

O evento, que integra a programação de comemoração ao aniversário dos 25 anos do município, contou com a presença do prefeito, Orlei Giaretta, do vice-prefeito, Odacir Malacarne, do secretário municipal da Agricultura, Ilson Vitter e do gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello.

“É uma satisfação participar de atividades comemorativas ao aniversário do município. Floriano tem se destacado com programas e projetos que visam o desenvolvimento. Agradecemos a presença dos agricultores e parabenizamos por estarem aqui buscando a qualificação”, disse Tonello.

O prefeito e o vice agradeceram à equipe da Emater/RS-Ascar em Floriano Peixoto e destacaram investimentos realizados no município. “Estamos incentivando a fruticultura e erva-mate, pois a diversificação na propriedade é muito importante”, disse o prefeito. “Este evento vem para comemorar o aniversário de Floriano Peixoto, incentivar o conhecimento e aumentar a arrecadação. A qualificação é fundamental para qualificar a produção e contribuir com a arrecadação do município. A arrecadação de ICMS é fundamental para podermos criar e manter os programas municipais. O fomento depende de recursos municipais que vêm das notas de bloco de produtor”, complementou.

Publicidade

Blog dos Colunistas