25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Rural

Palestra e oficinas sobre plantas medicinais integram programação de aniversário de Floriano Peixoto

teste
Divulgação
Divulgação
Prefeito Orlei Giaretta
Por Assessoria de Imprensa
Foto Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

A prefeitura de Floriano Peixoto e a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), através do Escritório Municipal, promoveram o evento “Dia do cuidado: as plantas medicinais no bem-estar e na saúde da mente”, nesta quarta-feira (24/11), no ginásio municipal. O evento, que contou com palestra e oficinas, além de atividades de relaxamento, integra a programação festiva de aniversário de 25 anos do município.

 

O prefeito, Orlei Giaretta, a extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar Ediane Scoloski, e a extensionista Nádia da Rosa abriram a programação. Também participaram o vice-prefeito, Odacir Malacarne, a primeira-dama, Ivana Giaretta, a secretária da Assistência Social, Liana Karpinski, e Silvana Seminotti (chefe de gabinete), além de outros secretários.

 

O prefeito agradeceu a participação da Emater/RS-Ascar nas festividades, a equipe da administração e cumprimentou as participantes do evento. “É muito importante o conhecimento sobre as plantas medicinais e saber identificar cada planta”, observou.

 

A extensionista Nádia da Rosa ressaltou que o intuito da Emater/RS-Ascar é o resgate cultural das plantas e fazer com que o conhecimento que as produtoras têm sobre as plantas medicinais não se perca, para que seja repassado a futuras gerações. Também lembrou que a Emater/RS-Ascar oferece o curso de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre) e, que para 2022, estão previstas a realização de duas edições da capacitação.

 

Na sequência, houve um momento de técnicas de relaxamento com a massoterapeuta Iria Wasniewski. As atividades do dia foram conduzidas pelas extensionistas Ediane Scoloski e Káren Paula Marchetto, que ministrou a palestra sobre as plantas medicinais e o autocuidado, com ênfase nas plantas calmantes. “Estamos retornando com as atividades presenciais após um momento de estresse devido à Covid-19, por isso pensamos em trabalhar o autocuidado e as plantas calmantes”, explicou.  Ela observou que as plantas calmantes, além de serem usadas na forma de chás, também podem ser utilizadas em banhos, massagens, na aromaterapia, dentre outras formas. Ela chamou atenção da importância para a maneira correta de usar as plantas.   Marchetto citou algumas ervas calmantes que podem ser usadas em chás, dentre elas a camomila, melissa, cidreira, maracujá, hortelã e marcela.

 

A extensionista lembrou que a utilização das plantas medicinais é uma prática popular para prevenir e tratar desde sintomas como indigestão, dores de cabeça, febre, resfriados, até insônia, ansiedades, entre outros casos. “As plantas medicinais podem melhorar nossa qualidade de vida de forma saudável, equilibrando o sistema nervoso, diminuindo a tensão e induzindo ao relaxamento e ao sono. O alecrim é uma planta muito estimulante, que traz alegria, entusiasmo e força”, exemplificou.

 

A programação prosseguiu à tarde com as oficinas de preparado de óleo de massagem analgésico de erva-baleeira e escalda-pés (cada produtora levou a sua bacia) e receberam as orientações e recomendações necessárias. No final da programação, cada agricultora recebeu uma embalagem de óleo de massagem. Também teve distribuição de mudas de erva baleeira, citronela e açafrão.

 

A extensionista do Escritório Municipal de Floriano Peixoto, Ediane Scoloski, em nome da equipe, integrada por Vilmar Tonello e Osmar Vitali, avaliou o evento como muito produtivo, positivo e com grande participação das produtoras, destacando a importância da atividade integrar a programação de aniversário do município.

 

 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas